Fundação do ABC organiza palestra sobre Outubro Rosa para os funcionários
Evento on-line nesta quarta-feira (26/10) será realizado em parceria com o Grupo NotreDame Intermédica (GNDI)
- Data: 26/10/2022 11:10
- Alterado: 15/08/2023 20:08
- Autor: Redação
- Fonte: Fundação do ABC
Palestra sobre 'Outubro Rosa' na FUABC
Crédito:Divulgação
A Fundação do ABC realiza na tarde desta quarta-feira, 26 de outubro, uma palestra on-line para seus 26 mil colaboradores com a temática do Outubro Rosa, mês dedicado à divulgação de informações sobre o câncer de mama, em busca de fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença. A programação ocorrerá em parceria com o Grupo NotreDame Intermédica (GNDI), que terá a enfermeira Regiane de Amaral Macedo no comando das atividades.
Conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. A incidência varia entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores taxas nos países desenvolvidos.
Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).
A mamografia é o exame de rotina em mulheres sem sinais e sintomas de câncer de mama, recomendada pelo Ministério da Saúde na faixa etária de 50 a 69 anos, a cada dois anos. Já a Sociedade Brasileira de Mastologia, o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia recomendam o rastreamento anual a partir dos 40 até os 75 anos.
MOBILIZAÇÃO
Em 21 de outubro, os funcionários das sedes administrativas da Fundação do ABC e da Central de Convênios estiveram reunidos, todos vestidos de rosa, em mobilização pelo Outubro Rosa. Divulgações nas redes sociais e exibição de vídeo feito especialmente para a data marcaram o evento, que reuniu mais de 150 pessoas.