Vencedores do Concurso Multicultural receberam prêmio na FLIRP
Cerca de 18 mil pessoas prestigiaram a feira nos dias 24 e 25 no centro da Estância
- Data: 26/09/2022 14:09
- Alterado: 15/08/2023 22:08
- Autor: Redação
- Fonte: PMETRP
Prefeito Clóvis Volpi
Crédito:PMETRP
A Secretaria de Educação e Cultura de Ribeirão Pires, em parceria com o SESC – Serviço Social do Comércio – promoveram entre 1 e 9 de setembro o Concurso Multicultural entre escolas da Estância, com alunos matriculados nas redes de ensino público e particular do 1º ao 9º ano. Os vencedores do concurso foram revelados neste sábado (24), em dois dias de intensa programação cultural, com o início do maior evento literário do Grande ABC, a FLIRP – Feira Literária de Ribeirão Pires, que movimentou a região central da cidade.
A primeira edição da feira foi dedicada a Oswald de Andrade, um dos principais mentores do Modernismo, que comemora o seu centenário em 2022, e que morou na Estancia, em um sítio, hoje tombado pelo patrimônio histórico. Quatro categorias concorreram ao certame que envolveram os temas: Fauvismo, Poesia Concreta, Literatura de Cordel e Hip Hop / Rap. Os vencedores foram: Larissa Bugada Neres, da E. E. Marisa Afonso Salero, Pedro Henrique de Souza, da E.M. Professor Sebastião Vayego, Vinícius Kauffman, da E. Jean Piaget, Érika Reis, Maria Luísa Cavalcante, Clara da Silva Bezerra, da E.E. Judith F. Piva.
Mais de 40 editoras estiveram presentes, além do poeta e membro da Academia Brasileira de Letras, Ignácio de Loyola Brandão, Andréa Del Fuego escritora e vencedora do Prêmio José Saramago, Tarsilinha do Amaral – sobrinha-neta de Tarsila do Amaral, Pascoal da Conceição – ator, o senhor Abobrinha, do Castelo Rá-Tim-Bum, Banda Samuca e a Selva Banda Novas Esquinas (com Rodrigo Borges e Ian Guedes), Orquestra de Violeiros de Quirinópolis – Goiás, Grupo de Dança Folclórica Boliviana, BiblioSesc – Biblioteca itinerante do SESC, entre outros.
Para a Secretária de Educação e Cultura de Ribeirão Pires, Rosí de Marco, “Estimular o interesse pela literatura, desde os clássicos até os mais novos lançamentos do mercado editorial e despertar no público estudantil o interesse pela leitura e pelas artes através de prática lúdicos pedagógicos é, sem dúvida, o maior legado que podemos deixar a todos os estudantes de Ribeirão Pires, sejam, das escolas particulares, estaduais e municipais”, observou