Traumann pede demissão após vazar documento interno

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) informou nesta quarta-feira, 25, que o ministro-chefe da Secom Thomas Traumann pediu demissão do cargo

  • Data: 25/03/2015 17:03
  • Alterado: 16/08/2023 15:08
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Estadão Conteúdo
Traumann pede demissão após vazar documento interno

"Vou imprimir novos rumos ao barco agitado que foi minha vida"

Crédito:

Você está em:

O pedido foi acatado pela presidente Dilma Rousseff nesta tarde. Ele deixa o cargo uma semana após o portal Estadão.com divulgar um documento interno do Planalto no qual critica várias posturas do governo federal na área da Comunicação, considerada “errática” no documento e avalia que o Planalto vive um momento de “caos político”.

Após o episódio, o ministro saiu de férias por seis dias e retornou ao trabalho nessa terça-feira, 24.

Elaborado pela Secom, o documento, que não tem assinatura, circulou na terça-feira, 17, entre ministros, dirigentes do PT e assessores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O texto cita, em tom de alerta, pesquisa telefônica recente feita pelo Ibope a pedido do Planalto na qual 32% dos entrevistados disseram ter mudado de opinião negativamente sobre o governo nos últimos seis meses – ou seja, da campanha de outubro até agora.

Conclui que o País passa por um “caos político” e admite: “Não será fácil virar o jogo”. O documento é dividido em três partes: “Onde estamos”, “Como chegamos até aqui” e “Como virar o jogo”. Na primeira o governo faz um diagnóstico do momento e admite erros de ação principalmente nas redes sociais. “A comunicação é o mordomo das crises. Em qualquer caos político, há sempre um que aponte ‘a culpa é da comunicação’. Desta vez, não há dúvidas de que a comunicação foi errada e errática. Mas a crise é maior do que isso.” Apesar do mea-culpa, o governo tenta dividir o ônus da crise. “Ironicamente, hoje são os eleitores de Dilma e Lula que estão acomodados com o celular na mão enquanto a oposição bate panela. Dá para recuperar as redes, mas é preciso, antes, recuperar as ruas.”

“Vou imprimir novos rumos ao barco agitado que foi minha vida”, diz Traumann

Depois de apresentar demissão da chefia da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), o jornalista Thomas Traumann recorreu ao cantor e compositor Paulinho da Viola e citou trechos da música “Novos rumos” em sua conta pessoal no microblog Twitter. “Vou imprimir novos rumos/ Ao barco agitado que foi minha vida”, escreveu Traumann no Twitter, na tarde desta quarta-feira, 25. “Fiz minhas velas ao mar/ Disse adeus sem chorar/ E estou de partida.” “Todos os anos vividos/ São portos perdidos que eu deixo pra trás/ Quero viver diferente/ Que a sorte da gente/ É a gente que faz”, prosseguiu o jornalista.

Em nota, a presidente Dilma Rousseff “agradeceu a competência, dedicação e lealdade de Traumann no período como ministro e porta-voz”. A Presidência da República não informou o sucessor de Traumann na Secom – por enquanto, a pasta será comandada pelo secretário-executivo Roberto Messias.

Compartilhar:

  • Data: 25/03/2015 05:03
  • Alterado:16/08/2023 15:08
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Estadão Conteúdo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados