Alunas dos Mulheres em Movimento dançam no CEU Alvarenga
Apresentação fez parte da nona edição do Festival de Ginástica
- Data: 19/09/2022 19:09
- Alterado: 19/09/2022 19:09
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Diadema
Crédito:Divulgação
O Grupo Mulheres em Movimento de Diadema, alunas da Região Sul, participou no último sábado, no CEU Alvarenga, em São Paulo, da nona edição do Festival de Ginástica (Festigin).
O grupo foi convidado e apresentou um mix coreográfico com ritmo Xaxado, dança típica nordestina que tem a origem ligada ao Cangaço.
O momento mais aplaudido da performance apresentada foi no final, quando as mulheres cantaram, a capela, e dançaram a música “Acorda Maria Bonita”, de autoria de Antônio dos Santos.
O grupo de Diadema cantou na versão do trio Cabra é Fêmea, que é o contrário da composição original. Na interpretação do trio a música diz: “Acorda, Maria Bonita! Levanta e não faz o café! Que o dia já vem raiando e você faz o que você quiser”.
O processo de criação do mix coreográfico envolveu todas as alunas da Sul, que criaram passos novos, figurinos e também confeccionaram os acessórios utilizados nas apresentações das danças.
Essa mesma coreografia foi apresentada na Festa Junina do Mulheres em Movimento, em junho passado, no Clube Okinawa, e que teve como temática os ritmos do Forró. Por causa da pandemia a Festa ficou sem ser realizada por dois anos e voltou esse ano na 19ª edição.
As questões de gênero é um dos três eixos de trabalho do Programa Mulheres em Movimento. Os outros dois são saúde da mulher e direitos e pertencimento. O Programa existe em Diadema há 33 anos e, além de exercícios físicos, trabalha o empoderamento feminino.
O Festigin tem como objetivo promover encontros entre grupos de ginástica do próprio CEU Alvarenga e entorno, visando o aprimoramento e difusão da modalidade.