Programa Pontos MIS leva mostra “Bazares” para Santo André
Iniciativa é uma parceria do Museu da Imagem e do Som, instituição pertencente à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, com cidades paulistas
- Data: 14/09/2022 10:09
- Alterado: 15/08/2023 22:08
- Autor: Redação
- Fonte: MIS
Exposição reúne imagens da cultura de diversos países feitas pelo fotógrafo Silvio Piesco; entre elas estão feiras e bazares na China
Crédito:Silvio Piesco
O fotógrafo Silvio Piesco visitou diversos países do mundo, registrando imagens sobre a cultura e a história desses lugares. Parte do acervo compõe a mostra “Bazares”, que será inaugurada nesta quarta-feira (14/09) em Santo André. A programação faz parte da itinerância do programa Pontos MIS, parceria entre municípios paulistas com o Museu da Imagem e do Som, instituição pertencente à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.
A exposição traz um recorte da mostra original, exposta no MIS em 2017, com imagens de bazares e feiras realizadas em cidades e tribos da Etiópia, Mianmar, Tailândia, China e Tibete. As fotos traduzem as histórias e expressões culturais manifestadas nestas áreas de intercâmbio comercial e ponto de encontro de diferentes grupos sociais.
“Procuro ir a lugares onde as culturas locais sofrem menos influência da cultura de massa a qual estamos submetidos. Nessa procura, acabei percebendo que os mercados são enormes fontes de cultura local”, relata Piesco.
“Quando viajamos, inevitavelmente somos turistas, o que dificulta que tenhamos um contato mais próximo com a realidade local. No mercado também sou um turista, mas consigo me misturar à multidão e assim me torno um observador da vida real e, em algumas vezes, alguém a ser observado”, completa.
Piesco, que também é instrumentista, arranjador e produtor, compôs uma trilha sonora para exposição, composta de fragmentos de áudios que gravou nos mercados durante as viagens. “Como quase sempre há músicos de rua, esse é um fator predominante na trilha. Mas também há o ruído local, que é formado por vozes, línguas distantes da nossa, novas e curiosas sonoridades”, relata.
“Bazares” fez parte do projeto Nova Fotografia, convocatória do MIS que seleciona e exibe, anualmente, trabalhos de novos talentos da área. Todas as obras escolhidas e expostas pela iniciativa integram o Acervo do Museu.
PONTOS MIS
O Pontos MIS é um programa de formação e difusão cultural com atuação em todo Estado de São Paulo. As cidades parceiras recebem programação de filmes, oficinas, palestras, exposições e formação em gestão cultural, visando a formação de novos públicos para a cultura e para o cinema. Em 2020, por conta das restrições sanitárias adotadas em razão da pandemia causada pelo novo coronavírus, as atividades presenciais do Pontos MIS foram suspensas e substituídas por novos eixos de trabalho, virtuais, dentro do #MISemCasa (ação criada pelo Museu a fim de dar continuidade à programação da instituição, de forma digital e gratuita). O Pontos MIS segue com as atividades virtuais regulares no Canal do Museu no YouTube e, agora, também retoma a programação presencial com exposições do acervo do MIS, oficinas e sessões de cinema em municípios participantes.
Nova Fotografia
Criado em 2011, o Nova Fotografia é um projeto anual do Museu da Imagem e do Som de São Paulo que busca criar um espaço permanente para exposição de fotografias de artistas promissores que se distinguem pela qualidade técnica e distinção conceitual de seus trabalhos. A cada ano, seis séries de imagens são escolhidas por meio de convocatória e expostas no Museu.
SERVIÇO
Exposição Pontos MIS| Bazares
Data: 14/09 a 01/11/2022
Local: Cine Teatro Carlos Gomes – Rua Sen. Flaquer, 110 – Centro, Santo André/SP
Ingresso: Gratuito
Classificação: Livre
Informações em www.mis-sp.org.br.