Nova fronteira elétrica – JAC Motors entra para novo segmento no Brasil
A JAC Motors entra para o segmento de médios no Brasil com caminhão E-JT 12,5
- Data: 13/09/2022 10:09
- Alterado: 15/08/2023 22:08
- Autor: Leonardo Doca
- Fonte: Agência Transporta Brasil - especial para a Agência AutoMotrix
Caminhão elétrico JAC E-JT 12
Crédito:Divulgação
A JAC Motors começa a desembarcar no Brasil o caminhão médio elétrico E-JT 12,5, importado da China. Com quase 13 toneladas de Peso Bruto Total, pode transportar uma carga líquida de até 8,6 toneladas tracionado por força elétrica vinda de suas baterias de 170 kWh. A potência é equivalente à de um motor de 235 cavalos, com torque de 107 kgfm e autonomia de 150 a 250 quilômetros, dependendo das características da operação. De acordo com a JAC, o E-JT 12,5 surgiu a partir de pedidos de clientes que precisavam de um caminhão elétrico com PBT maior em comparação ao do leve iEV1200T, lançado pela JAC Motors há dois anos, que tem PBT de 7,5 toneladas e capacidade de carga líquida de 4 toneladas. “Fomos à China, trouxemos esse caminhão e o equipamos com o terceiro eixo, criando o E-JT 12,5. Trucado, compacto, com PBT de 12,5 toneladas e carga útil de 8,6 toneladas. E melhor do que tudo isso: ele traz uma economia espantosa de R$ 1,32 no custo por quilômetro rodado e também atende aos princípios de ESG das companhias”, comemora Sérgio Habib, presidente da JAC Motors do Brasil. O preço sugerido do E-JT 12,5 é de R$ 699.900, e as primeiras unidades começam a ser entregues no início de 2023.
O caminhão médio da JAC Motors tem uma transmissão automática de duas marchas, com a primeira com relação de 2,77:1. Segundo a fabricante, é uma forma de garantir arrancadas sem consumir tanta energia elétrica. A segunda marcha entra próximo dos 30 km/h. O novo caminhão traz pacote de itens de conforto, segurança e estilo que inclui airbag duplo, freios dianteiros com discos ventilados de operação pneumática e ABS, controle eletrônico de tração e estabilidade, Auto Hold (imobiliza o veículo em aclives e declives), freio de estacionamento eletrônico, banco do motorista com suspensão pneumática, Hill Assist (assistente de partida em rampa), corte de tensão e destravamento de portas pós-colisão, ar-condicionado digital, câmera panorâmica de 360 graus, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, DRL (luzes diurnas de leds), vidros e trava das portas com acionamento elétrico, central multimídia com tela vertical de 12 polegadas, com pacote Google e espelhamento de celular.
Conforme a JAC Motors do Brasil, se o E-JT 12,5 estiver com a bateria no nível de 20% e for conectado a um carregador tipo wallbox, com corrente AC de 7 kWh, é recarregado até 100% em treze horas. Equipado com interface CCS2, ele pode receber carga rápida (corrente DC) de até 100 kWh. Nesse caso, a mesma situação (de 20 a 100%) será feita em 55 minutos. Os primeiros caminhões trazidos pela JAC foram implementados para o transporte de bebidas de seis pallets. Aplicações como combustíveis e baú carga seca também estão na lista dos clientes da empresa.