Artistas do Norte e Nordeste são tema de nova temporada de “Estados da Arte”

A série é dividida em 13 episódios temáticos; saiba mais sobre os conteúdos do Curta!

  • Data: 09/09/2022 14:09
  • Alterado: 15/08/2023 23:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Curta!
Artistas do Norte e Nordeste são tema de nova temporada de “Estados da Arte”

Obra de Jaider Esbell

Crédito:Divulgação/Curta!

Você está em:

A segunda temporada de “Estados da Arte”, dirigida por Eduardo Goldenstein, chega ao Curta! com exclusividade, mostrando o trabalho e as reflexões de artistas do Norte e do Nordeste do Brasil. São pintores, escultores, artistas visuais, artesãos, costureiros de indumentárias folclóricas, fotógrafos, contadores de história, músicos populares, entre outros. Da exposição na Bienal de São Paulo ao barracão do Bumba-meu-boi, a série traz uma arte diversa, mas profundamente ligada com a cultura e a história de cada local.

O episódio de estreia, intitulado “Insurgências”, mescla a força e a resistência das artes indígena e quilombola, representadas respectivamente pelo artista plástico Jaider Esbell — falecido em novembro passado — e por Dona Irineia, escultora. Também traz as lendas, o colorido e o detalhismo das indumentárias utilizadas na celebração do Bumba-meu-boi do grupo cultural maranhense que mantém o Memorial Apolonio Melonio, composto por Mestre Abel, Meire Oliveira, Nadir Cruz e Marcio Vasconcellos, que exercem diferentes funções artísticas.

Ainda sobre insurgências, o episódio conta com reflexões sobre o corpo da mulher no contexto do patriarcado, conduzidas pela artista plástica Juliana Notari, que ficou conhecida pela obra “Diva” — uma enorme representação do órgão genital feminino exibida em uma colina em Água Preta, Pernambuco. “A sensibilidade que a arte produz é a de uma política de uma força muito grande, que pode ativar esse corpo insurgente, que é esse corpo que se coloca em movimento”, afirma Juliana.

“Estados da Arte” é dividida em 13 episódios temáticos: Insurgências, Ancestralidade, Floresta, Alegorias, Fé e Religiosidade, Fabulações, Migrações, Corpos, Outras Geometrias, Grafismos, Materialidades, Pedagogias e Oralidades/Sonoridades. Estarão disponíveis no Curta!On – Clube de Documentários no dia seguinte à estreia no canal Curta!. Novos assinantes têm sete dias para desfrutar da plataforma gratuitamente. A série foi produzida pela Aion Cinematográfica e pela Caboré Produtores Associados, e viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). A estreia é na Terça das Artes, 13 de setembro, às 20h.

“Branco Sai, Preto Fica”: Novo episódio de “Grandes Cenas” examina filme de Adirley Queiroz

Em episódio inédito de sua segunda temporada, a série “Grandes Cenas” apresenta o diretor Adirley Queiroz para analisar uma cena marcante de seu filme “Branco Sai, Preto Fica”. O longa mistura ficção com documentário, passado e futuro, drama e ficção científica; e o processo criativo por trás da construção da obra é mote do depoimento do cineasta. A cena escolhida pelo diretor é a que o protagonista Marquim da Tropa narra sua própria história através da batida do rap.

“Branco Sai, Preto Fica” parte de uma história real, quando, nos anos 1980, uma ação policial ocorre em um baile de black music na periferia de Brasília e acaba ferindo dois homens — entre eles, o próprio Marquim —, que têm a vida marcada permanentemente. Já na versão ficcional, um terceiro homem vem do futuro para investigar o que aconteceu naquela noite. Assim, uma nova perspectiva para as periferias é levantada pelo filme: “A imagem pode ressignificar o futuro. A imagem pode projetar sobre uma geração mais nova a possibilidade de um futuro diferente”, professa Adirley.

Com apresentação de Matheus Nachtergaele e direção de Ana Luiza Azevedo e Vicente Moreno, a série é dividida em 13 episódios, dedicados aos filmes “Que Horas Ela Volta?”, “Bacurau”, “Branco Sai, Preto Fica”, “Benzinho”, “Kbela”, “Bye Bye Brasil”, “As Boas Maneiras”, “O Lobo Atrás da Porta”, “Proibido Proibir”, “Castanha”, “Cidade Baixa”, “Um Céu de Estrelas” e “Rasga Coração”. A produção é da Casa de Cinema de Porto Alegre e foi viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). A estreia do episódio é na Quarta do Cinema, 14 de setembro, às 23h30.

Compartilhar:

  • Data: 09/09/2022 02:09
  • Alterado:15/08/2023 23:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Curta!









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados