Água de Ribeirão Pires é apropriada para consumo, aponta Secretaria de Saúde
Análise foi realizada nos bairros da cidade durante o mês de agosto
- Data: 09/09/2022 13:09
- Alterado: 15/08/2023 23:08
- Autor: Redação
- Fonte: PMETRP
Amostras coletadas na cidade indicam níveis de potabilidade
Crédito:PMETRP
A Secretaria de Saúde de Ribeirão Pires, através do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental, divulgou nesta sexta-feira, dia 9, o relatório com o resultado das amostras de água de abastecimento público, coletadas durante o mês de agosto na cidade. Das 28 amostras coletadas, 26 estavam em acordo para potabilidade dos parâmetros. Duas não estavam em conformidade, o que desencadeou em ações e, numa coleta posterior, a potabilidade foi constatada.
“Quando uma amostra é coletada e não está em conformidade, são realizadas ações e adoções de medidas corretivas para que sejam garantidos os padrões de potabilidade da água. Fizemos isso na Vila Gomes e, quando fizemos a recoleta, a amostra já não apontava parâmetros em desacordo, o que compreende que a cidade possui os locais de abastecimento público como potáveis”, explicou o biólogo da Secretaria Municipal de Saúde Vagner Fabiano.
O monitoramento da qualidade da água faz parte do Programa Nacional (VIGIAGUA), em que são analisados os parâmetros de Cloro residual livre, Fluoreto, Coliformes totais e Escherichia coli, esses dois últimos devem estar ausentes das amostras, para que elas sejam qualificadas como potáveis. Todos os bairros da cidade são contemplados pelo programa.
Além da Vila Gomes, os bairros Pilar Velho, Santa Luzia, Centro, São Caetaninho e Roncon, entre outros, tiveram amostras coletadas neste mês. O relatório completo pode acessado através