Diadema prorroga Campanha de multivacinação até o dia 30 de setembro
Objetivo é ampliar cobertura vacinal contra a poliomielite em crianças de um a menores de cinco anos e atualizar as vacinas em jovens menores de 15 anos que estão com doses em atraso
- Data: 06/09/2022 14:09
- Alterado: 06/09/2022 14:09
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Diadema
Crédito:Dino Santos
A Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), irá prorrogar até o dia 30 de setembro a campanha de multivacinação e poliomielite no município, seguindo a nova recomendação do Ministério da Saúde (MS). A campanha que teve início em 8 de agosto, inicialmente estava prevista para terminar no próximo dia 9 de setembro. O objetivo do novo prazo é ampliar o acesso à vacinação e aumentar a cobertura vacinal. Para atingir a meta, a Prefeitura continuará disponibilizando as doses por livre demanda nas 20 Unidades Básicas de Saúde.
A meta do MS é chegar a 95% do público-alvo. Seguindo a tendência nacional, a cobertura em Diadema está abaixo da expectativa, por isso, os técnicos reforçam a importância de pais e responsáveis procurarem a UBS de referência para que confiram se a Caderneta de Vacinação do filho está em dia.
Segundo dados do Programa Municipal de Imunização (PMI), até o momento, o município imunizou 5.553 crianças entre um e quatro anos e 7.282 jovens menores de 15 anos de idade passaram em avaliação da caderneta de vacinação, sendo que 5.467 delas estavam com a vacinação em atraso e atualizaram as doses.
Quem pode ser imunizado
Crianças menores de 5 anos que ainda não foram vacinadas com as primeiras doses do imunizante contra a pólio (que é aplicado aos dois, quatro e seis meses de idade, via injeção intramuscular) ou aqueles que precisam da dose de reforço.
Vale lembrar que o Brasil é considerado um país livre da pólio desde 1994, mas com a baixa adesão vacinal registrada ao longo dos últimos anos, a doença corre o risco de voltar, principalmente por conta dos novos casos identificados no exterior, como nos Estados Unidos e em Israel.
Já a campanha de multivacinação, que ocorre concomitante à da poliomielite, tem como objetivo promover a atualização vacinal das crianças abaixo de 15 anos contra doençasimunopreveníveis como sarampo, caxumba, rubéola, hepatite A, febre amarela e HPV. As vacinas contempladas pela campanha de multivacinação englobam as seguintes doenças imunopreveníveis: tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), BCG, pentavalente, vacina inativada poliomielite (VIP), vacina oral poliomielite (VOP), pneumo 10, rotavírus, meningo C, meningo ACWY, varicela, hepatites A e B, febre amarela, DTP (difteria, tétano e coqueluche), dupla adulto, HPV e pneumo 23 e todas as demais vacinas do calendário nacional de vacinas.
Segundo orientações técnicas do Ministério da Saúde, as vacinas da vacina-19 poderão ser administradas de maneira simultânea com as demais vacinas do Calendário Nacional, na população a partir de três anos de idade.
A vacinação está disponível em todas as 20 Unidades Básicas de Saúde da cidade, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h..
Para receber a vacina, a criança precisa ser levada por um responsável maior de 18 anos e é preciso apresentar caderneta de vacinação e documento de identidade do menor.