CCZ de Ribeirão Pires orienta população como agir em casos de acidentes com escorpião
Picada do inseto pode provocar sérias consequências à saúde; Crianças até 10 anos correm risco de vida
- Data: 02/09/2022 13:09
- Alterado: 15/08/2023 23:08
- Autor: Redação
- Fonte: PMETRP
Picada de escorpião pode provocar sérias consequências à saúde
Crédito:PMETRP
Presentes em áreas urbanas, pequenos e venenosos. Os escorpiões são aracnídeos que com um pequeno descuido das pessoas, podem picar e provocar sérias consequências à saúde. Por isso, o Centro de Controle de Zoonoses de Ribeirão Pires orienta a população com relação ao que deve ser feito em caso de acidentes que envolvam estes animais.
O primeiro ponto é procurar o atendimento médico imediatamente, para que seja iniciado o tratamento o quanto antes. Posteriormente, o local da picada pode ser limpo com água e sabão ou ser aplicada uma compressa morna no local para aliviar a dor.
Os sintomas variam de acordo com a quantidade de veneno inoculada e a massa corporal do paciente. É comum que a pessoa sinta muita dor no local da picada, seguido de vômitos, suor, sonolência ou agitação (devido à aceleração dos batimentos cardíacos).
De acordo com o veterinário e responsável pelo CCZ, Paulo Sérgio França, se for possível, o inseto deve ser capturado e levado junto ao paciente para o serviço de saúde. “A intenção não é sair correndo atrás do escorpião. Mas, se ele estiver dentro do alcance, e que seja uma ação rápida, a pessoa deve utilizar uma pinça longa ou algo semelhante e transportar o animal em um pote com tampa”, orientou. Ainda segundo ele, a condução do animal é para que seja identificada a espécie e confirmar a gravidade da picada.
Alerta para crianças até 10 anos – As crianças até 10 anos de idade são consideradas o público mais vulnerável à ação do veneno de escorpião, o que pode levá-las à morte. Por isso, em caso de picada, deve-se ligar imediatamente para o SAMU, através do número 192.