Hamburgada na Rua atrai 150 pessoas ao Centro POP de Santo André
Evento fechou programação da Semana da Luta da População em Situação de Rua, que ofereceu 770 atendimentos no total
- Data: 22/08/2022 08:08
- Alterado: 16/08/2023 00:08
- Autor: Redação
- Fonte: PMSA
Hamburgada na Rua atrai 150 pessoas ao Centro POP de Santo André
Crédito:Helber Aggio/PSA
Distribuição de hambúrgueres e batata frita marcou neste domingo (21) o encerramento da Semana da Luta da População em Situação de Rua, promovida pela Secretaria de Cidadania e Assistência Social de Santo André. O evento, chamado de Hamburgada na Rua, foi realizado no Centro POP, no Centro, em parceria com a ONG Hamburgada do Bem, e atraiu 150 pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade.
Além de 500 hambúrgueres, foram distribuídos 150 kits com produtos de limpeza, realizados 50 cortes de cabelo e dez limpezas de pele. A Hamburgada na Rua ainda contou com jogos como dama e xadrez e um animado karaokê. Foi a primeira vez que um evento como esse foi realizado no ABC.
No total, contando todas as atrações disponibilizadas durante a semana, como palestras, rodas de conversas, brechó sustentável, oficinas, exposição de artesanato, aula de futsal, aula de ritmos e testes rápidos de HIV e sífilis, foram realizados 770 atendimentos, já que muitas pessoas participaram de mais de uma atividade durante a semana.
“Esse é o primeiro evento regional da Hamburgada na Rua. O foco é acolher a pessoa em situação de rua, sendo que o evento, o hambúrguer em si, é uma desculpa para fazermos isso. As pessoas tiveram acesso a barbeiros, cuidaram da parte estética, brincaram com os jogos, tiveram lojas de roupas masculina e feminina que doaram itens, e isso gera vinculação com os usuários. Com esse acolhimento inicia-se o processo de sensibilização. Foi um pontapé inicial para a transformação da vida deles”, comemora o secretário de Cidadania e Assistência Social, Marcelo Delsir.
O evento contou com cerca de 130 voluntários de várias partes da região e de São Paulo. “Os principais parceiros da Hamburgada na Rua são os voluntários, que nos auxiliaram com uma taxa de inscrição que nos ajuda a montar as tendas, as churrasqueiras, comprar carne e queijos para oferecer os hambúrgueres para o pessoal”, comenta Bruno Russo, coordenador do evento.
Wagner Tertuliano dos Santos, 30 anos, era um dos mais animados com a Hamburgada na Rua. Com óculos escuros, ele fez questão de animar o evento e ainda ajudou uma colega que é deficiente visual. “Evento maravilhoso, nunca teve nada igual aqui. Garanto que todo mundo adorou. Estamos todos na rua e não é fácil não. Na rua é só problema, não temos diversão nenhuma como tivemos aqui”, agradece.