Dra. Ana Veterinária pede que Programas Moeda Verde e Moeda Pet virem leis municipais
As iniciativas promovem maior segurança alimentar aos moradores das comunidades
- Data: 18/08/2022 17:08
- Alterado: 16/08/2023 08:08
- Autor: Redação
- Fonte: Vereadora Dra. Ana Veterinária
Vereadora Dra. Ana Veterinária
Crédito:Divulgação
A vereadora Dra. Ana Veterinária (União Brasil) apresentou na sessão de hoje (18) dois projetos que tornam os Programas Moeda Verde e Moeda Pet leis municipais. As iniciativas promovem, respectivamente, maior segurança alimentar aos moradores das comunidades e a sustentabilidade ambiental em Santo André.
“Tornar ambos os projetos leis municipais vai garantir a manutenção e a continuidade desses serviços tão importantes para a nossa cidade. No caso do Moeda Pet, sou coautora junto a Prefeitura, por meio do Fundo Social de Solidariedade, presidido à época pela primeira-dama Ana Carolina Barreto Serra”, justifica a vereadora.
A parlamentar explica que infelizmente a cultura do país faz com que muitas vezes novos chefes do Executivo encerrem projetos e programas só por eles serem de autoria de adversários políticos. “Sendo leis municipais, fica mais difícil a extinção”, observa.
Iniciativas de sucesso junto à sociedade andreense, os dois projetos unem as áreas da saúde, meio ambiente, proteção animal e economia, e tem por objetivo estimular a reciclagem. No Moeda Verde, o morador entrega 5kg de recicláveis e recebe 1kg de alimentos frescos, como frutas, legumes e verduras. O programa Moeda Pet troca 1kg de garrafas PET por 1kg de ração para cães ou gatos.
“Os recicláveis arrecadados são revertidos para cooperativas instaladas nas dependencias do Aterro Sanitário de Santo André, estimulando a reciclagem e reduzindo o volume de resíduos secos que iriam para o lixo comum”, comenta Dra. Ana Veterinária.
Implantado em 2017, o Moeda Verde é uma ação que mobiliza moradores de comunidades carentes de Santo André a trocarem itens recicláveis que iriam para o lixo comum por alimentos hortifrúti. Já o Moeda Pet tem por finalidade promover a sustentabilidade ambiental, a proteção alimentar para animais e a geração de renda na cidade.