Hospital Estadual Mário Covas ganha novo aparelho de ressonância magnética
Após 21 anos de uso, antigo equipamento foi substituído por tecnologia de ponta em benefício aos pacientes do SUS
- Data: 12/08/2022 11:08
- Alterado: 16/08/2023 22:08
- Autor: Redação
- Fonte: Fundação do ABC
Hospital Estadual Mário Covas ganha novo aparelho de ressonância magnética
Crédito:Fundação do ABC
O Hospital Estadual Mário Covas (HEMC), em Santo André, acaba de implantar um novo equipamento de ressonância magnética de última geração. O modelo Magnetom Altea, da fabricante Siemens, já está à disposição da população que utiliza os serviços de saúde da unidade, assim como dos pacientes internados.
No final de julho foi concluída a instalação e os treinamentos com o grupo de Radiologia do hospital, ministrado por equipe especializada da própria Siemens. Na primeira semana de agosto ocorreram testes sobre os mais variados exames, realizados em funcionários voluntários do HEMC.
A partir desta semana, o equipamento passou a estar 100% disponível para exames em pacientes internados e do ambulatório. As agendas externas estão sendo disponibilizadas para agendamento via Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS).
Com tecnologia de ponta, o aparelho conta com inteligência artificial e suporta procedimentos de varredura altamente padronizados e reproduzíveis para mais de 90% de todos os pedidos de ressonância magnética. Além disso, proporciona até 97% de redução sonora, sem comprometer a qualidade das imagens.
Outra tecnologia incorporada é o Turbo Suite Excelerate, responsável pela economia de tempo de até 50% para exames completos. Por meio da automação, o sistema é responsável pela redução significativa de extensas etapas de fluxo de trabalho, proporcionando ganhos de produtividade.
ATUALIZAÇÃO NECESSÁRIA
A antiga ressonância magnética do HEMC estava em funcionamento desde a inauguração da unidade, em 2001. Com 21 anos de uso, o equipamento apresentava diversas limitações e a necessidade de constantes reparos e trocas de peças. Em meados de 2021, o aparelho operava parcialmente. Mesmo após amplo trabalho de recuperação, não retornou à plena capacidade, incapaz de realizar determinados exames em articulações, por exemplo.
“Essa nova ressonância magnética qualifica nosso parque tecnológico e traz enormes benefícios aos usuários do hospital. São mais de 20 anos de aprimoramentos, novas tecnologias, agilidade e qualidade de imagem que foram incorporados aos exames de ressonância e que agora estão disponíveis para nossos pacientes. É tecnologia de ponta a serviço do SUS (Sistema Único de Saúde)”, comemora o diretor-geral do Hospital Mário Covas, Dr. Adilson Cavalcante.
O novo equipamento de ressonância magnética Magnetom Altea foi adquirido para o HEMC pela Secretaria de Estado da Saúde. Conforme contrato com a fabricante, são três anos de garantia, tanto para peças como para mão de obra.