A importância do sono para a saúde
Dr. Ludsclay Cação, médico oncologista do Instituto AvantGarde, destaca impactos negativos causados por distúrbios do sono e a importância da avaliação médica para a melhor qualidade
- Data: 22/07/2022 10:07
- Alterado: 17/08/2023 00:08
- Autor: Redação
- Fonte: Instituto Avantgarde
Sono
Crédito:Istok
Várias pesquisas têm evidenciado claramente que ter boa qualidade no sono e dormir tempo o suficiente traz um impacto positivo na saúde mental e física, bem como na qualidade de vida e produtividade relacionadas à saúde em geral. A boa qualidade do sono não somente atua para trazer descanso e reparar as energias do corpo, mas ajuda em diversas outras funções, como o emagrecimento, equilíbrio quanto ao estresse do dia a dia, equilíbrio dos níveis de cortisol, entre outras manutenções essenciais ao corpo.
De acordo com os resultados de um estudo apresentado na reunião anual Sleep 2022, estima-se que 52% dos pacientes chegaram a um centro de saúde com problemas cardíacos ou neurológicos também apresentavam apneia obstrutiva do sono ou outros distúrbios do sono.
Outro estudo publicado na revista Sleep examinou os dados sobre o sono e pressão arterial, onde foi verificado que as irregularidades no tempo e duração do sono estavam associadas a um risco aumentado do paciente desenvolver hipertensão.
Segundo o oncologista Dr. Ludsclay Cação dormir pouco pode estimular doenças graves como diabetes, depressão, ansiedade, fadiga crônica, ganho de peso, entre outros problemas causados pelo aumento de grelina e de cortisol no sangue. “Por isso, para quem está sofrendo de insônia, cansaço extremo, inquietações ao dormir, apneia do sono, dentre outros, é preciso procurar ajuda médica profissional, pois esses sintomas podem trazer complicações para a saúde de forma geral e impactar a qualidade de vida”, reforça o especialista.