Jovens do Projeto Pescar doam resultados de suas ações para ONG de Ribeirão Pires
Iniciativa que oferece capacitação socioprofissionalizante a jovens de 16 a 19 anos, simula o mercado de trabalho e incentiva o empreendedorismo
- Data: 12/07/2022 16:07
- Alterado: 17/08/2023 00:08
- Autor: Redação
- Fonte: Unipar
Paulo Victor Xavier Oliveira (Comunicação Unipar)
Crédito:Divulgação
A segunda turma do Projeto Pescar, programa apoiado pela Unipar desde 2020, reverteu, nesta semana, o lucro obtido pela miniempresa em doação para a ONG Clube dos Vira Latas, uma instituição que acolhe animais carentes na região do ABC. O Projeto tem como objetivo simular o ambiente de trabalho aos participantes de 16 a 19 anos, que desenvolvem um plano de negócios, a divisão de cargos e atuam nas vendas dos produtos, que neste caso envolveu os artigos artesanais de decoração produzidos pela ‘Doce Lar’.
A venda dos produtos da Doce Lar foi realizada por meio de uma rede social e em um estande de vendas localizado na unidade de Santo André da Unipar. “O intuito da miniempresa no projeto é desenvolver novas competências e habilidades para os jovens, como o protagonismo, trabalho em equipe, cidadania e comprometimento”, ressalta Pedro Röhl, diretor executivo da planta de Santo André, onde o projeto é realizado pela companhia.
A instituição beneficiada atua no resgate, assistência e subsistência de animais vítimas de maus-tratos e/ou em situação de abandono em Ribeirão Pires. E, como uma das premissas do Projeto Pescar é o protagonismo, todo o contato e interação com a ONG foi feito pelos próprios jovens dentro da divisão de tarefas e cargos que estabeleceram na miniempresa.
Solidariedade
Além das vendas na fábrica da Unipar e em redes sociais, os formandos receberam o convite de um mercado atacadista em São Paulo para participar de um evento junino local. Com isso, foi possível alavancar as vendas e arrecadar um valor ainda maior para a doação. “É muito interessante ver a onda de solidariedade e inclusão que esse projeto gera. Ficamos satisfeitos por contribuir com o desenvolvimento dos jovens, e ainda mais quando isso se reverte em um resultado tão expressivo”, comemora Magali, educadora do Pescar.
Histórico
Mantido pela Unipar desde 2020, o Projeto Pescar recebe apoio de outras companhias e tem mais de 45 anos de história, com a capacitação de cerca de 35 mil jovens por todo o país.
Na primeira turma, em 2020, a Unipar realizou o curso com aulas em formato online por conta da pandemia de Covid-19 e com uma estrutura preparada para a realização de algumas atividades presenciais, respeitando todos os protocolos de distanciamento social. Nesta turma, 19 alunos concluíram o projeto.
Em 2021, apesar da permanência dos desafios gerados pela pandemia, o projeto se manteve e a segunda turma terá sua formatura ainda neste mês. O processo seletivo para a terceira turma está em andamento, e a expectativa é de que os jovens possam participar do curso em formato 100% presencial.