24 Horas de Le Mans: André Negrão e Philippe Sinault preveem maior competitividade
O piloto brasileiro e o chefe de equipe da Alpine estão confiantes para a corrida que começa às 11h deste sábado; desfile de pilotos em carros clássicos alegrou a sexta-feira
- Data: 11/06/2022 12:06
- Alterado: 17/08/2023 02:08
- Autor: Redação
- Fonte: Assessoria
Matthieu Vaxiviere
Crédito:Joao Filipe DPPI
Véspera da largada para a 90ª edição da 24 Horas de Le Mans, a sexta-feira, 10, não teve atividades dos participantes na pista desta que é a principal prova de resistência do automobilismo mundial. Mas o dia foi cheio de trabalho, e terminou com o desfile de todos os pilotos dos 62 carros inscritos pelo centro da cidade de Le Mans, a bordo de automóveis clássicos. A André Negrão, Matthieu Vaxiviere e Nicolas Lapierre, o trio de pilotos da Alpine Elf Team, coube um Mustang.
Na Alpine, que na Hyperpole surpreendeu a Toyota, sua principal adversária, disputando arduamente a pole position até os minutos finais da classificação, o clima é de entusiasmo para a corrida que começará às 11 horas deste sábado, 11, com a largada na terceira posição do grid. Em entrevista publicada no site oficial das 24 Horas de Le Mans, Phillipe Sinault, chefe da equipe Alpine Elf Team, explicou porquê.
“Durante o Hyperpole, colocamos a Toyota sob pressão. Nosso objetivo é uma corrida sem erros, com alto nível de desempenho. Como na Hyperpole, queremos pressioná-los a cometer erros e não vamos deixá-los escapar. Conhecemos bem nosso carro agora; estamos mais bem preparados do que no ano passado”, disse ele.
Este é o segundo ano da Alpine com o A480 Gibson, um protótipo LMP1 adaptado para correr na classe Hypercar, e é a última temporada do time francês com esse carro, que não é híbrido e tem tanque de combustível menor do que os dois GR010 Hybrid da Toyota, que também têm tração 4×4.
“Vamos à luta!” – A despeito das vantagens dos Toyota, Sinault está convicto de que a competitividade na classe Hypercar em Le Mans será diferente do que se viu em 2021: “Estou muito surpreso com o que a Glickenhaus mostrou na qualificação, pensei que seriam capazes de conquistar a pole position. Eles progrediram incrivelmente e estão mostrando confiabilidade. Na corrida, estarão no jogo. No ano passado, brigamos com eles a noite toda. Este ano, eles entraram no ritmo. Somos realmente cinco para brigar pela vitória”.
André Negrão compartilha o entusiasmo de Sinault: “Fácil obviamente não será. Teremos 24 horas de muito trabalho. Tanto a Toyota quanto a Glickenhaus são adversárias excelentes, com bons carros e bons pilotos, como nós. Então vamos ter de fato uma briga dura na pista, o que deixará o espetáculo ainda mais emocionante e grandioso, particularmente neste ano em que tudo voltou ao normal e temos uma grande festa, com um mar de gente em Le Mans novamente. Vamos à luta!”
A corrida será transmitida na íntegra para assinantes da plataforma de streaming Star+. Trechos da prova serão exibidos pelo canal por assinatura ESPN 4, sintonizado nos canais 73 ou 573/HD por assinantes da Claro e no 594 HD por assinantes da SKY. Com narração de Thiago Alves e comentários de Edgard Mello Filho, a ESPN mostrará a corrida ao vivo no sábado, 11, das 11h às 14h e das 21h30 à meia-noite, e no domingo, 12, das 8 às 11 horas.