Bagnaia bate recorde da pista pelo 2º GP seguido e garante pole na França
O italiano agora espera repetir a receita do GP da Espanha, no qual foi vencedor após largar na pole
- Data: 14/05/2022 11:05
- Alterado: 14/05/2022 11:05
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Estadão Conteúdo
Crédito:Reprodução/Twitter
Assim como havia feito no GP da Espanha, o italiano Francesco Bagnaia voltou a se destacar no treino classificatório do GP da França neste sábado e cravou a pole position com tempo recorde em Le Mans. O Circuito Bugatti ainda terá dobradinha da Ducati, já que Jack Miller fechou na segunda posição. Aleix Espargaro, da Aprilia, fechou o Top 3, enquanto o líder do Campeonato Fabio Quartararo ficou com a quarta colocação.
“Eu estou muito feliz. Tive dificuldade para parar a moto no TL4, mas a equipe fez um pequeno ajuste na moto e melhorou muito Estava um pouco assustado no qualificatório, mas graças ao meu time consegui ir muito bem no Q2. Esta é minha primeira pole em Le Mans, então estou muito feliz”, afirmou Bagnaia após a corrida.
Bagnaia agora espera repetir a receita do GP da Espanha, no qual foi vencedor após largar como pole position. O companheiro de time Miller também celebrou o desempenho da Ducati.
Espargaró falou sobre a pressão e o desempenho final. “Eu tinha que me segurar porque se acontecesse algo não teria outra moto. No segundo pneu, eu me senti bem e fiz o máximo que poderia fazer nessa pista”, comemorou o espanhol.
Campeão mundial e líder do MotoGP, Quartararo ficou desapontado com a quarta colocação correndo em casa. O francês começou bem tanto no treino livre quanto no Q2, mas perdeu espaço na reta final do classificatório e largará na segunda fila. O piloto da Yamaha é acompanhado de perto pela dupla da Ducati Enea Bastianini e Johann Zarco.
Brigando nas primeiras posições do campeonato, Alex Rins brilhou no treino livre, mas perdeu espaço no Q2 e largará em oitavo, atrás do companheiro de Suzuki Joan Mir. Jorge Martin completa a terceira fila.
COMO FOI O CLASSIFICATÓRIO
Quartararo foi destaque desde os treinos livres, com tempo 1:31 444. O piloto francês da Yamaha mostrou que estava mesmo se sentindo em casa desde as primeiras voltas. A dupla da Suzuki formada por Rins e Bagnaia também se destacou e fechou o Top 3.
Quando estava na briga pela classificação, Marc Márquez sofreu uma queda na volta nove, mas não teve problemas para retornar à disputa no Q2. Na repescagem do Q1, Jorge Martin e Joan Mir foram os dois melhores pilotos e avançaram ao Q2. Marco Bezzecchi chegou a ameaçar na última volta, mas ficou com o terceiro tempo por sete milésimos.
Francesco Bagnaia abriu com bom tempo e começou o Q2 na frente, mas foi ultrapassado por Quartararo já na terceira volta. Martin também nivelou por cima nos tempos e entrou com o terceiro melhor. No retorno decisivo para a definição da pole, Bagnaia fez volta de 1min30seg450 para assumir a pole, batendo recorde da pista.
A estratégia da Ducati para a parte final do Q2 não poderia ter sido melhor. Miller também cravou bom tempo para fazer a dobradinha. Aleix Espargaro havia entrado na terceira posição logo após o retorno à pista e se manteve, enquanto o francês Quartararo ficou fora do Top 3. Os pilotos da Honda ficaram todos grudados no Q2 e ocupam as últimas posições com Marc Márquez (10º), Pol Espargaro (11º) e Takaaki Nakagami (12º).
Confira a ordem de largada do GP da França deste domingo:
1º – Francesco Bagnaia
2º – Jack Miller
3º – Aleix Espargaro
4º – Fabio Quartararo
5º – Enea Bastianini
6º – Johann Zarco
7º – Joan Mir
8º – Alex Rins
9º – Jorge Martin
10º – Marc Márquez
11º – Pol Espargaro
12º – Takaaki Nakagami
13º – Marco Bezzecchi
14º – Maverick Viñales
15º – Luca Marini
16º – Fabio Di Giannantonio
17º – Miguel Oliveira
18º – Brad Binder
19º – Franco Morbidelli
20º – Andrea Dovizioso
20º – Alex Marquez
21º – Remy Gardner
23º – Darryn Binder
24º – Raul Fernandez