Diadema realiza palestra sobre assédio moral e violência no trabalho

A atividade, desenvolvida pela Secretaria exclusivamente para seus funcionários fez parte das comemorações do Dia Internacional do Trabalho

  • Data: 29/04/2022 09:04
  • Alterado: 17/08/2023 05:08
  • Autor: Heitor Bisi
  • Fonte: Secom-PMD
Diadema realiza palestra sobre assédio moral e violência no trabalho

Assédio moral e violências no trabalho foram tema de palestra em Diadema

Crédito:Adriana Horvath

Você está em:

Na manhã da segunda, dia 2 de maio, ocorreu a palestra “Assédio Moral e Violências no Trabalho”, no Auditório do Quarteirão da Saúde, no Centro. A atividade, desenvolvida pelo Serviço de Segurança e medicina do Trabalho (SESMT), da Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas, exclusivamente para os funcionários da Prefeitura, fez parte das comemorações do Dia Internacional do Trabalho, celebrado no domingo, dia 1, e também é parte das ações do Programa “Qualidade de Vida no Trabalho – Cuidando de Quem Trabalha” que tem por objetivo realizar atividades que promovam a saúde física e mental do trabalhador da Prefeitura de Diadema.

“O tema adquiriu grande relevância nos últimos anos, ainda mais com o surgimento da pandemia do Covid 19. A realização desse evento é muito importante para conscientizar a todos sobre o compromisso da Prefeitura contra todo tipo de assédio e violência no trabalho”, afirma o secretário de Administração e Gestão de Pessoas da Prefeitura, Odair Cabrera.

“A palestra é desdobramento das ações promovidas em conjunto por Grupo de Trabalho contra o Assédio do qual fazem parte as Secretarias de Administração e Gestão de Pessoas, de Educação e Saúde, além do Sindema (sindicato dos Funcionários públicos de Diadema) e Ipred (Instituto de Previdência de Diadema)”, afirma Carlos Augusto Peres, professor de Educação Física do SESMT e integrante desse Grupo de Trabalho.

O encontro foi conduzido por Eliana Aparecida da Silva Pastor. Ela é psicóloga e mestre em Psicologia da Saúde, interlocutora de Saúde do Trabalhador pela Secretaria Estadual de Saúde (GVS – Grupo de Vigilância Sanitária VII de Santo André) e integrante do Núcleo Semente – Saúde Mental e Direitos Humanos Relacionados ao Trabalho do Instituto Sedes Sapientiaie. “Parabenizo a iniciativa do SESMT e do Grupo de Trabalho que criaram este momento de discussão e reflexão sobre o tema”, disse Eliana.

No encontro Eliana forneceu, de forma prática e teórica, um panorama geral do que são o assédio moral e as violências no trabalho, as causas e conseqüências da sua prática, assédio e relação familiar, prejuízos produtivos para empresa em que ocorre a prática, quem pode ser vítima de assédio, tipificação, práticas e ameaças, assédio moral organizacional, ambiente de trabalho, gênero e trabalho, organização do trabalho e canais de denúncia para combater a prática do assédio. A reunião também debateu o papel da empresa frente ao assédio, cultura organizacional da empresa e acidentes de trabalho. Também mereceu destaque o tema as violências cometidas contra trabalhadores e sua saúde mental durante a pandemia.

Programa Qualidade de Vida no Trabalho

O Programa Qualidade de Vida no Trabalho – Cuidando de quem Trabalha é  desenvolvido em conjunto com diversas secretarias municipais de acordo com a Constituição Federal de 1988, Artigo 7, Inciso XXII (“redução dos riscos inerentes ao trabalho , por meio de normas de saúde, higiene e segurança”). Ele foi incorporado ao Plano Plurianual 2022 -2025, que estabelece “instituir o Programa de Qualidade de Vida no Trabalho para os servidores”.

Compartilhar:

  • Data: 29/04/2022 09:04
  • Alterado:17/08/2023 05:08
  • Autor: Heitor Bisi
  • Fonte: Secom-PMD









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados