BiblioSesc retorna às ruas, transitando com incentivo à leitura e cultura

Programa atende gratuitamente através de biblioteca itinerante

  • Data: 27/04/2022 16:04
  • Alterado: 27/04/2022 16:04
  • Autor: Redação
  • Fonte: Sesc São Caetano
BiblioSesc retorna às ruas, transitando com incentivo à leitura e cultura

Crédito:Divulgação

Você está em:

Com atividades que integram as ações de fomento à leitura do Sesc São Paulo, o programa de incentivo gratuito “BiblioSesc” retorna as ruas da região levando a biblioteca itinerante a pontos de atendimento em São Caetano do Sul, Diadema, Mauá e São Paulo, onde circula entre estes municípios quinzenalmente de terça a quinta, das 10h às 15h e o púbico pode fazer consulta de jornais e revistas ou ainda, empréstimo de livros. O programa conta ainda com diversas atividades como encontros com escritores, oficinas, narração de histórias e intervenções artísticas.

Os pontos das paradas quinzenais são escolhidos em parceria com as secretarias de cultura das cidades bem como outros órgãos e associações, sempre buscando o atendimento e apoio cultural às comunidades do entorno. Os pontos de parada do BiblioSesc atualmente são CEU das Artes – Diadema, EMEF 28 de Julho – São Caetano, CCA Zumbi dos Palmares – Vila Califórnia/SP, Casa do Hip Hop e Parque da Juventude – Mauá. Verifique no portal do SescSP as datas de cada local.

Para ter acesso ao acervo composto por literatura infantil e juvenil, estrangeira e brasileira, quadrinhos, ciências sociais, biografias, culinária, música, história, dentre outros, basta apresentar documento de identidade, comprovante de residência e número de telefone. Cada leitor pode retirar até dois livros simultaneamente, pelo período de 15 dias, quando o Bibliosesc volta à região para receber as devoluções e realizar novos empréstimos.

UNIVERSO LITERÁRIO – BIBLIOSESC

Ações realizadas nos pontos de atendimento do BiblioSesc

terças à quintas, das 10h às 15h

Guiné Brincante

Com Mariama Camara

Dia 8/3, quarta, das 12h às 13h (Casa do Hip Hop Mauá)

É na contação de histórias que se estabelece um intercâmbio cultural e uma imersão na história da Diáspora da África do Oeste, a partir do olhar e das vivências da multiartista guineana Mariama Camara. Crianças e toda família podem adentrar as narrativas contadas, cantadas e dançadas nas tradicionais aldeias da República da Guiné. A contação amplia o repertório histórico geográfico, e como é permeada por uma vivência de ritmos e danças guineanas, preenche o público de musicalidade de uma maneira lúdica. Mariama Camara e Grupo Limanya, representa a difusão da diversidade cultural africana, a imersão no conhecimento da história da diáspora da África do Oeste, realiza-se de forma pedagógica e performática. Performando com o tripé dos movimentos corporais, cantos e toques de ritmos que nos permitem a releitura de significados ancestrais que são transmitidos de geração em geração e trazidas para cá, das aldeias e dos balés de Guiné.  O trabalho da artista representa a difusão da diversidade cultural africana, a imersão no conhecimento da história da diáspora da África do Oeste, realiza-se de forma pedagógica e performática. 

Histórias da Gaveta

Com Cia. Teatro InComum

Dia 11/04 – 12h30 às 13h30  – CEU das Artes (Diadema)

Dia 12/04 – 11h30 às 12h30 – 28 de Julho (São Caetano – Barcelona)

Dia 19/04 – 12h às 13h-  Casa do Hip Hop (Mauá)

Dia 20/04 – 12h às 13h  – Parque da Juventude (Mauá)

Histórias da Gaveta” nos traz um convite para respirar e abrir gavetas. Mas não são simples gavetas de um móvel antigo… são gavetas mágicas, cheias de histórias que vão nos transportar para um mundo de possibilidades e brincadeiras através de grandes autores da literatura brasileira e mundial.

“Guarda Pó” e “Tira Poeira” nos convidam a embarcar em uma jornada cheia de descobertas. E se você abrisse uma gaveta e lá de dentro surgisse um livro? E de outra, surgisse uma música? E se abríssemos mais uma e de lá saísse um trava-linguas ou então uma adivinha? Algumas gavetas trazem poemas com rimas e outras brincadeiras populares. O que todas essas gavetas têm em comum? São cheias de histórias que por muitas vezes estão guardadas em pequenos compartimentos… Basta um simples gesto de abrir, de dar espaço e as histórias estão prontas para serem compartilhadas. É só dar asas à imaginação para as brincadeiras tomarem conta e contagiarem todos os presentes.

Sempre mostrando o livro em cada ação, os atores/músicos brincam, trocam e se divertem com o público presente com muita dinâmica mostrando a importância e a riqueza da literatura, instigando assim, o ato de ler.

A Cia. Teatro InComum tem seu início em 2018 com o nascimento do espetáculo “Ikarus” que foi contemplado pelo Programa de Ação Cultura do Governo do Estado de São Paulo (ProAC) com direção de Andrea Macera e texto de Ana Roxo. Fundada pelo ator e músico Yuri de Francco a Cia. pesquisa diversas linguagens que se incorporam nas artes cênicas, assim como no primeiro espetáculo onde houve uma forte pesquisa do teatro físico, da música inserida na cena teatral e pinceladas de truques de mágica.

SERVIÇO: 

Classificação: Livre

Ingressos: grátis

Telefone para informações: (11) 4223-8800

Para informações sobre outras programações acesse o portal SescSp

Horário de atendimento/bilheteria do Sesc São Caetano – De segunda a sexta, 9:00 às 21:30, sábados e feriados, das 9:00 às 17:30.   

Pontos BiblioSesc

Atendimento: terça a quinta, das 10h às 15h

Parque da Juventude – R. Francisco Ortega Escobar – Vila Noemia, Mauá – SP

CEU das Artes – Avenida Afonso Monteiro da Cruz, 254 Jardim união Diadema

EMEF 28 de julho – Rua Oriente, 501, Barcelona – São Caetano do Sul

Casa do Hip Hop -Rua David Boscariol, 92-112 – jardim Rosina – Mauá

CCA Zumbi dos Palmares – Rua Santa Maria Madalena, 21/41 – Vila Califórnia – SP

Compartilhar:

  • Data: 27/04/2022 04:04
  • Alterado:27/04/2022 16:04
  • Autor: Redação
  • Fonte: Sesc São Caetano









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados