Diadema e APEX Brasil traçam parceria para expandir exportações da cidade
Reunião entre Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e Agência Brasileira de Exportações afina relações com município
- Data: 25/04/2022 14:04
- Alterado: 25/04/2022 14:04
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Diadema
Crédito:Wenderson Araujo/Agência Brasil
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e a APEX Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) realizaram reunião para discutir as oportunidades de exportação em Diadema. O objetivo é construir uma parceria que impulsione os negócios da cidade para outros países.
O encontro, realizado nesta segunda-feira (18), teve a participação do secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Benedito, e da assessora de desenvolvimento econômico Lucia Bueno.
“Diadema hoje tem um importante e diversificado parque industrial que não compete apenas com outras cidades, mas, sim, com grandes cidades do mundo. É preciso aproveitar todo esse potencial”, disse Marcelo Benedito.
Lucia lembrou que a administração tem como mote reativar o Polo de Cosméticos, inclusive com incentivos para que pequenas e médias empresas se instalem na cidade dentro desse segmento. “Com suporte da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, essas empresas podem conquistar mercados externos, expandir seus negócios, aumentar a competitividade e reduzir a dependência do mercado interno, fidelizando clientes internacionais”, pontuou Lucia.
Na reunião, Ana Lúcia Parente, representante da APEX Brasil, apresentou o PEIEX (Programa de Qualificação para a Exportação), ação que capacita empresas que nunca exportaram. Dentro do projeto, são esclarecidas dúvidas em relação ao processo de comercialização internacional, com atendimento gratuito, por meio de visitas a empresárias e empresários que desejam exportar.
A primeira visita tem o objetivo de medir o potencial exportador da empresa. A segunda é a ocasião em que o técnico do PEIEX, especialista em comércio exterior, faz um diagnóstico do negócio para identificar a prontidão da empresa para a exportação. Com base nas informações levantadas, é elaborado um plano de trabalho para a empresa, que prevê a implantação de requisitos necessários à exportação. Ao final do atendimento, a empresa tem um plano de exportação para orientar sua inserção internacional.
Entre as possibilidades discutidas no encontro com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico está a realização de um workshop para apresentar o PEIEX aos empresários de Diadema. Também é possível que a empresa, individualmente, contate a APEX-Brasil solicitando uma visita técnica pelo e-mail [email protected].