Procon Diadema fiscaliza comércios de produtos típicos da Páscoa

Além de vistoriar empreendimentos de venda de itens como chocolates e pescados, instituição orienta consumidor sobre condições de armazenamento e variação de preços

  • Data: 06/04/2022 10:04
  • Alterado: 17/08/2023 06:08
  • Autor: Renata Nascimento
  • Fonte: PMD
Procon Diadema fiscaliza comércios de produtos típicos da Páscoa

Procon Diadema fiscaliza comércios de produtos típicos da Páscoa

Crédito:Dino Santos

Você está em:

Os chocolates e ovos de páscoa são presentes comuns nessa época do ano. Além disso, a proximidade com o feriado de Sexta-Feira da Paixão (15/04) também aumenta a procura por pescados e frutos do mar. Para equilibrar a relação consumidor-fornecedor, o Procon de Diadema visitou, nesta terça-feira (05/04), estabelecimentos comerciais para avaliar produtos e valores dos itens mais consumidos.

Além disso, a instituição divulga as recomendações para que o consumidor não saia no prejuízo. Para a coordenadora da instituição no município, Eliete Menezes, datas comemorativas como a páscoa incentivam o consumo e movimentam a economia, mas exigem um olhar apurado sobre a qualidade e preço dos produtos que se está comprando. “Antes de qualquer compra, o consumidor deve realizar pesquisa prévia de preços, pois as variações podem ser grandes de um estabelecimento para outro, e não se esquecer da nota fiscal dos produtos adquiridos, até mesmo mercadorias de fabricação caseira e artesanal”, explicou.

Chocolate

O estabelecimento deve ser limpo e os ovos de páscoa armazenados em temperatura adequada, já que ambientes quentes provocam o derretimento do chocolate e frios demais endurecem e podem causar variação de cor do produto.

A embalagem também é parte importante do produto, pois serve para proteger o produto de insetos ou contaminação. Ela não pode ter sinais de violação, furos ou partes amassadas. Ela ainda deve conter de forma clara e precisa especificações sobre o produto, como prazo de validade; ingredientes; presença ou não de alergênicos ou intelorados, como glúten; peso líquido; número de referência, que identifica o peso e tamanho dos ovos.

Para quem deseja presentear ovos com brinquedos, é necessário ficar atento ao selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), identificando a qualidade e a faixa etária recomendada para aquele produto. “O brinquedo que vem dentro do ovo de Páscoa é parte integrante do produto. Sendo assim, caso esse item não venha dentro da embalagem ou ainda apresente defeito, haverá a quebra da oferta, e o consumidor pode fazer reclamação”, explica Eliete.

Para quem optar por comprar ovos de chocolate caseiros, é importante ter atenção com a procedência do produto. O ideal é comprar apenas de produtores conhecidos e que tenham referências de amigos e familiares. Dados como data de fabricação, validade e composição do produto são fundamentais.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), os preços dos ovos de páscoa, bem como ofertas e promoções dos chocolates devem ser divulgados em anúncios, caso contrário, as informações podem ser caracterizadas como propaganda enganosa. Outro cuidado importante é, após definir o tipo de ovo a ser comprado, realizar uma pesquisa de preços.

No momento de pagar, o consumidor pode negociar descontos ou prazo de pagamento, caso for adquirir grandes quantidades. Se for parcelar ou financiar o pagamento, a atenção deve ser voltada ao valor dos juros ou de outras taxas cobradas.

Pescados

O Procon Diadema recomenda que o feirante use luvas descartáveis no manuseio dos pescados, que devem estar cobertos com uma camada de gelo picado. Já em açougues e supermercados, o peixe fresco deve estar em balcão frigorífico conservado em gelo. Na feira livre, é preciso estar coberto

Em relação ao armazenamento, o peixe congelado deve permanecer a 18 graus negativos e o resfriado abaixo de zero grau. É preciso conferir na embalagem se estão registrados a data de acondicionamento e o prazo de validade.

Onde denunciar

O Procon Diadema recebe reclamações e dúvidas do consumidor de forma gratuita, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Para ser atendido pelo Procon Diadema, é preciso ser morador da cidade ou ser funcionário da Prefeitura do município, a reclamação deve ser relacionada a bens e serviços em relação de consumo, temas tratados no Código de Defesa do Consumidor.

Serviço:

Procon Diadema

Avenida Sete de Setembro, 400 – Centro de Diadema.

Compartilhar:

  • Data: 06/04/2022 10:04
  • Alterado:17/08/2023 06:08
  • Autor: Renata Nascimento
  • Fonte: PMD









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados