‘Provocações na Dança’ inicia nesta sexta no Teatro Santos Dumont
A abertura e início das atividades será nesta sexta-feira, 1º de abril, às 20h
- Data: 30/03/2022 14:03
- Alterado: 17/08/2023 06:08
- Autor: Redação
- Fonte: Secult PMSCS
João Pirahy
Crédito:Divulgação
Pensar a dança na cidade. Essa é a proposta do projeto “Provocações na Dança”, de iniciativa da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Cultura de São Caetano do Sul (Secult), com encontros temáticos e abertos ao público no Teatro Santos Dumont.
A abertura e início das atividades será nesta sexta-feira, 1º de abril, às 20h. O evento é gratuito, aberto a todos os interessados e tem classificação indicativa livre. Ingressos serão distribuídos por ordem de chegada. O Teatro fica na Av. Goiás, n. 1.111, bairro Santa Paula, em São Caetano.
Segundo o Secretário Municipal de Cultura, Erike Busoni, “A proposta é reunir as companhias, escolas e grupos de dança para ouvir suas demandas, seus anseios, oferecendo o espaço (o Teatro Santos Dumont), todos os meses, para um debate aberto e participativo. Dessa forma, os profissionais se fortalecem enquanto coletivo e podem defender as ações dessa modalidade artística.”
Encontro inicial
No primeiro encontro, o convidado será o bailarino, professor e coreógrafo de Jazz Dance e Dança Contemporânea, João Pirahy. O artista, que é natural de São Caetano do Sul, falará sobre a seletiva regional para o Festival Internacional “Marília em Danças 2022”. A seletiva será em São Caetano do Sul, em junho.
O Festival ocorre em julho na cidade de Marília. Pirahy foi convidado para a Coordenação Artística, que tem a Direção Geral de Ricardo Gimenes, e a realização da Secretaria de Cultura de Marília.
Ao final da primeira edição do “Provocações na Dança”, as escolas e grupos da cidade apresentarão coreografias ao público.
Discutindo a dança
Os encontros acontecem nas primeiras sextas-feiras de cada mês, exceto em feriados prolongados e na edição de maio, que será realizada no dia 13. A proposta é discutir a dança em São Caetano: o atual cenário, perspectivas, políticas públicas e projetos, por meio de workshops, debates, rodas de conversa ou em outros formatos propostos pelos participantes.
Companhias, escolas e coletivos também podem sugerir as pautas a serem abordadas nos encontros seguintes, assim como convidados e palestrantes. O objetivo é instigar a participação, a reflexão, além de ouvir propostas, aproximando o poder público de quem vive a dança na cidade.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4233-8910 ou e-mail: [email protected]. Fique por dentro de todos os serviços, eventos e utilidade pública da Secult por meio do site: cultura.saocaetanodosul.sp.gov.br.