Emea Parque Escola retoma atividades com alunos da rede municipal
Alunos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos voltam às aulas monitoradas presenciais na Escola Municipal de Educação Ambiental
- Data: 17/03/2022 13:03
- Alterado: 17/08/2023 07:08
- Autor: Caroline Terzi
- Fonte: PMSA
Emea Parque Escola retoma atividades com alunos da rede municipal
Crédito:Angelo Baima/PSA
A Escola Municipal de Educação Ambiental Parque Tangará/Parque Escola (Emea) já está de portas abertas. Momento muito esperado pelos profissionais da Educação e alunos da rede municipal de ensino, a reabertura do local conta com programação especial na retomada das atividades presenciais. A Emea está localizada no interior do Parque Escola, com aproximadamente 50 mil metros quadrados ocupados em parte por vegetação nativa da Mata Atlântica, que também está à disposição da população.
Neste retorno, os alunos têm acesso aos roteiros pedagógicos com temáticas voltas para o meio ambiente e sustentabilidade. O programa pedagógico da Emea Parque Tangará/Parque Escola promove aos alunos a oportunidade de enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem, com aulas práticas de educação ambiental, mediante a oferta de roteiros pedagógicos relacionados ao meio ambiente e sustentabilidade.
A Emea conta com o projeto “Cantos de Leitura”, uma biblioteca organizada de forma lúdica e interativa, para atender os alunos e professores da rede municipal de ensino. O Espaço do Brincar foi projetado para atender exclusivamente alunos de Educação Infantil, por meio de estações de aprendizagem, onde são disponibilizados elementos que propõem brincadeiras livres e criativas.
O estímulo à imaginação fica por conta dos elementos da natureza: terra, fogo, água e ar. O acervo deste ambiente pedagógico é organizado com materiais não estruturados e coletados na natureza. Estas atividades também contam com uma versão itinerante do projeto, que levam o Espaço do Brincar para o ambiente das creches municipais.
Os espaços pedagógicos da Emea incluem horto medicinal, orquidário, bromeliário, horta orgânica e pomar, plantas carnívoras, estufa de mudas, espelho d’água, sucatoteca e o maior cactário do ABC. A escola possui espaços e acervos de diferentes temáticas com animais invertebrados, polinizadores, aves, bicho-pau, laboratório didático interativo, a Sala das Memórias, Quintal das Memórias, biblioteca, lavanderia ecológica, espaço compostagem e a Sala dos R’s.
Emea – Tem como objetivo sensibilizar as crianças, professores, diretores e funcionários da rede municipal para as questões ambientais e de ciências naturais, estimulando a participação dos conselhos de escola, dos pais e da comunidade, unindo educação e preservação ambiental com aulas e oficinas temáticas.
No portal www.parqueescola.org.br também é possível ter acesso a materiais pedagógicos, além das edições da Emea em Revista e cursos oferecidos à comunidade.