Santo André recebe certificado do programa Município Resiliente
Entrega aconteceu nesta quarta-feira no Palácio dos Bandeirantes, durante o 46° aniversário da Defesa Civil do Estado
- Data: 17/03/2022 13:03
- Alterado: 17/08/2023 07:08
- Autor: Daniel Betega
- Fonte: Secom PSA
46° aniversário da Defesa Civil do Estado
Crédito:Helber Aggio/PSA
A Defesa Civil do Estado concedeu nesta quarta-feira (16) certificação para Santo André, pela cidade estar entre as que obtiveram mais de 84,5 pontos na avaliação do programa Município Resiliente. Além disso, a cidade recebeu uma pick-up modelo Fiat Estrada para atuação nas ações do órgão andreense.
“Santo André é referência na prevenção e gestão de riscos e desastres com a atuação da nossa Defesa Civil. Um trabalho permanente realizado nas comunidades, que tem permitido a remoção de moradias em áreas de risco para preservação de vidas”, destacou o vice-prefeito Luiz Zacarias, presente na cerimônia que comemorou ainda o 46º aniversário da Defesa Civil do Estado.
Premiação – O programa Município Resiliente, em que Santo André foi certificado, realiza avaliação por meio de indicadores do Índice de Efetividade da Gestão Municipal, do Tribunal de Contas do Estado, do Programa Verde Azul da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, e da campanha Construindo Cidade Resiliente (MCR2030) da Organização das Nações Unidas.
A iniciativa avalia, portanto, a maturidade da administração municipal na gestão de riscos e desastres. No evento realizado nesta quarta-feira foi entregue um veículo tipo pick-up, fruto do convênio firmado entre o município e o Estado.
Atuação – A Defesa Civil de Santo André realiza iniciativas em diversas situações do dia a dia em benefício do cidadão. Entre elas está o programa Operação Chuvas de Verão, que traz um planejamento completo de contingência para o período de chuvas e teve início em 1º de dezembro de 2021, seguindo até 15 de abril de 2022.
O projeto traça protocolos para resposta rápida e integrada a emergências causadas por chuvas intensas no território andreense. Vale destacar que, nestes períodos, é realizado um trabalho em conjunto, envolvendo todas as secretarias da Prefeitura que entram no plano de contingência em apoio às ações da Defesa Civil.
Outro aliado da Defesa Civil é a Central de Monitoramento, que está alocada no COI (Centro de Operações Integradas), com um mapeamento geral da cidade e constante visualização de todas as ocorrências.