Presidentes da UE pedem negociações para Ucrânia entrar no bloco

Oito países da Europa Central e Oriental manifestaram apoio à Ucrânia

  • Data: 28/02/2022 19:02
  • Alterado: 28/02/2022 19:02
  • Autor: Redação
  • Fonte: Agência Brasil
Presidentes da UE pedem negociações para Ucrânia entrar no bloco

Smoke rising after shelling on the outskirts of the city is pictured from central Kyiv, Ukraine February 27, 2022. REUTERS/Irakli Gedenidze

Crédito:Irakli Genedze

Você está em:

Os presidentes de oito países da Europa Central e Oriental pediram nesta segunda-feira (28) aos Estados membros da União Europeia que concedam imediatamente à Ucrânia o status de país candidato à UE e abram as negociações de adesão, de acordo com uma carta aberta publicada hoje.

“Nós, os presidentes dos Estados membros da UE: a República da Bulgária, a República Checa, a República da Estónia, a República da Letônia, a República da Lituânia, a República da Polônia, a República Eslovaco e a República da Eslovênia fortemente acredito que a Ucrânia merece receber uma perspectiva imediata de adesão à UE”, dizia a carta.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, assinou nesta segunda-feira um pedido oficial para que seu país seja aceito na União Europeia.

Outros países já declararam apoio às pretensões ucranianas, em meio a crise que o país atravessa com a invasão de seu território pela Rússia.

O ministro das Relações Exteriores da Itália, Luigi Di Maio, afirmou nesta segunda que o desejo da Ucrânia de ingressar na União Europeia é legítimo.

“Acho que o pedido ucraniano para ingressar na UE é um pedido legítimo”, disse Di Maio em entrevista à televisão estatal RAI. “Estou convencido de que na Ucrânia os cidadãos europeus estão morrendo e sofrendo sob as bombas russas. Temos que estar do lado deles.”

Compartilhar:

  • Data: 28/02/2022 07:02
  • Alterado:28/02/2022 19:02
  • Autor: Redação
  • Fonte: Agência Brasil









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados