Santo André disponibiliza veículos em apoio à Defesa Civil de Francisco Morato

Cidades firmaram convênio para auxílio mútuo durante período de fortes chuvas

  • Data: 04/02/2022 10:02
  • Alterado: 17/08/2023 09:08
  • Autor: Guilherme Menezes
  • Fonte: Secom PSA
Santo André disponibiliza veículos em apoio à Defesa Civil de Francisco Morato

Defesa Civil de Santo André em Francisco Morato

Crédito:Divulgação/PSA

Você está em:

A Defesa Civil de Santo André está disponibilizando nesta semana equipamentos para ajudar a cidade de Francisco Morato, que passa por um momento delicado em decorrência das fortes chuvas que castigaram o município da Grande São Paulo, com enchentes, desmoronamentos, deslizamentos e mortes.

No último domingo (30), a cidade pediu auxílio para Santo André, que prontamente ofereceu sete caminhões novos e duas retroescavadeiras, ajudando na limpeza e desobstrução da vias. Além disso, equipes da Defesa Civil andreense foram deslocadas para Francisco Morato, e seguirão no município pelos próximos dias.

No início desta semana, os municípios assinaram um convênio de ajuda mútua em casos de emergência. Sendo assim, caso Santo André em algum momento necessite de auxílio, Francisco Morato também ajudará.

“Nunca deixaríamos de ajudar em uma situação de emergência como essa. Assim que nos solicitaram socorro, organizamos nossas atividades, e conseguimos remanejar veículos e equipes para ir até lá, sem prejudicar em nada as atividades aqui em Santo André. Este convênio é uma importante aliança de via dupla, sempre visando a cooperação entre os municípios”, enfatizou o prefeito Paulo Serra.

Outras ações – A Defesa Civil de Santo André está em alerta com a Operação Chuvas de Verão, que traz um planejamento completo de contingência para o período que vai de 1º de dezembro de 2021 a 15 de abril de 2022. O projeto traça protocolos para resposta rápida e integrada a emergências causadas por chuvas intensas no território andreense.

O plano municipal busca minimizar os impactos das chuvas para a população e foi formulado com base em uma extensa análise de cenários de risco, no monitoramento constante de dados meteorológicos, hidrológicos e geológicos, e na gestão inteligente de recursos, de forma articulada com a administração direta e indireta.

O programa de minimização de impactos orienta o que deve ser feito e por quem em cada estágio de emergência, visando a volta ao estágio de normalidade e minimizando desastres maiores. O foco principal é a prevenção, tanto de estrutura física das variadas regiões da cidade, como também da orientação para a comunidade, com o objetivo de prevenir situações mais graves.

Compartilhar:

  • Data: 04/02/2022 10:02
  • Alterado:17/08/2023 09:08
  • Autor: Guilherme Menezes
  • Fonte: Secom PSA









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados