Santo André realiza Seminário sobre educação em período integral
‘IV Seminário Estadual de Educação Integral’ reunirá profissionais de 50 municípios no Centro de Formação de Professores Clarice Lispector
- Data: 21/11/2013 13:11
- Alterado: 21/11/2013 13:11
- Autor: Paola Zanei
- Fonte: Secom PSA
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Pesquisa do Datafolha, a pedido do instituto Itaú Cultural, apontou que nove em cada dez brasileiros considera a educação integral necessária para a formação das crianças. Para o levantamento, divulgado em setembro deste ano, foram ouvidas 2.060 pessoas de todo País. O resultado comprova a necessidade de ampliação da oferta desta modalidade de ensino e demonstra a força do tema do IV Seminário Estadual de Educação Integral, que começa nesta quinta-feira (21), às 19h, no Centro de Formação dos Professores Clarice Lispector (rua Tirol, nº5), na Vila Matarazzo.
A estimativa da coordenação do evento é de que 400 profissionais da Educação de 50 cidades do Estado de São Paulo compareçam ao seminário, realizado pelo Comitê Territorial de Educação Integral do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Educação de Santo André. Entre as autoridades confirmadas estão a diretora de currículos e educação integral do MEC (Ministério da Educação), Jaqueline Moll, responsável pela palestra de abertura do encontro, abordando Educação Integral: a relação entre políticas públicas, currículo e escola, bem como o coordenador geral de Integração de Políticas e Programas Intersetoriais do Ministério dos Esportes, João Alberto Lima, e a técnica do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Edileusa Santana da Silva.
“Este é um evento importante para Santo André, uma cidade que investe na Educação, e para o fortalecimento desta modalidade de ensino, que está prevista no PNE (Plano Nacional de Educação), que em sua meta 6 prevê que 50% do atendimento seja realizado em educação integral até 2020”, defende o secretário de Educação de Santo André, Gilmar Silvério. O titular da Pasta se baseia em dados MEC para esclarecer que, atualmente, a Educação Integral representa melhora na qualidade do ensino em indicadores clássicos como o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), a Prova Brasil e a Provinha Brasil, e é indicado pelo MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome) como referência para o atendimento prioritário da criança em vulnerabilidade social.
REDE MUNICIPAL – A ampliação do número de escolas municipais com período integral é uma meta do município. A cidade possui 20 das 51 emeiefs (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) com atendimento em período integral, fruto de adesão ao programa Mais Educação, do governo federal. A jornada nestas escolas é de sete horas diárias, com direito, a partir de 2014, a duas atividades extras, além da jornada regular, nas áreas de letramento, matemática, música, teatro, esporte, lazer e educação ambiental.
Para 2014, a Secretaria de Educação planeja aumentar este número para 30 unidades, com 100 crianças por escola, indicadas a partir das dificuldades de aprendizagem e vulnerabilidade social. “Esse crescimento representa ampliação das oportunidades educativas para nossos alunos e da proteção integral prevista em três refeições (café da manhã, almoço e lanche)”, frisa Gilmar Silvério.
SERVIÇO
IV Seminário Estadual de Educação Integral
Data: 21 (a partir das 19h) e 22 de novembro (a partir das 8h30)
Local: Centro de Formação de Professores Clarice Lispector (Rua Tirol, nº 5. Vila Matarazzo)