83ª Festa do Pilar de Ribeirão Pires reúne 15 mil pessoas
Evento – o mais tradicional da cidade – atraiu visitantes da região e de fora do Estado com programação religiosa e cultural gratuita
- Data: 02/05/2019 15:05
- Alterado: 02/05/2019 15:05
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Ribeirão Pires
Crédito:Gabriel Mazzo
A 83ª Festa de Nossa Senhora do Pilar, realizada em Ribeirão Pires entre os dias 27 de abril e 1º de maio, atraiu mais de 15 mil pessoas nos cinco dias de programação. O evento, promovido pela comunidade católica, com o apoio da Prefeitura, contou com atividades religiosas, shows culturais e gastronomia típica. O festejo aconteceu na tricentenária Capela do Pilar, situada no Pilar Velho, e em seu entorno.
Rita dos Santos Oliveira Silva, 80 anos, veio de Juazeiro do Norte – Ceará, pelo terceiro ano consecutivo, para prestigiar a Festa. Acompanhada de sua filha, Maria Vicente, 43 anos, que reside em Ribeirão Pires desde 2016, a visitante fez questão de subir o morro onde está situada a Capela do Pilar pela escadaria de 188 degraus. “E do mesmo jeito que subi, vou descer”, disse Rita. “Eu gosto demais da festa, da presença das pessoas e da Igreja”.
Nessa quarta-feira, 1º de maio – Dia do Trabalhador, a programação do evento contou com missas na Capela e ao ar livre, Caminhada Mariana – com a presença de moradores de toda a região do ABC, e shows de Eliana Ribeiro, Leon Felix e de Patrulha – Uma Aventura Canina.
O morador de Mauá, Osmar Luiz Amaro, 37 anos, caminhou com a esposa e o filho desde a cidade vizinha até a Igreja do Pilar para participar da Festa. “É o segundo ano em que participo. É muito bom, uma benção. Só tenho a agradecer por tudo”, disse.
Desde o dia 27 de abril, a Festa do Pilar recebeu atrações como shows de Maria Cecília & Rodolfo, Roger & Rogério, “Dudinha, Mariana e a Galinha Pintadinha”, além de artistas locais. No domingo, a tradicional cavalgada contou com a participação de cerca de 250 cavaleiros e amazonas.
“A Festa do Pilar mantém viva a história de Ribeirão Pires e do Grande ABC, assim como da capela, patrimônio tombado da cidade. Apoiar a realização do evento, além de estimular o turismo e a atividade econômica local, tem importante significado para a valorização da memória e a cultura ribeirão-pirense”, declarou o prefeito da Estância Turística, Adler Teixeira, Kiko.