42ª Prova de Reis de São Caetano bate recorde de participantes
Dos 4 mil corredores inscritos na Prova de Reis deste domingo (13/01), 97,3% são de munícipes.
- Data: 14/01/2019 14:01
- Alterado: 14/01/2019 14:01
- Autor: Redação
- Fonte: PMSCS
Crédito:Divulgação/PMSCS
A Prova de Reis 2019 teve a realização da Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio da Secretaria de Esportes Lazer e Juventude (Selj). Todos os atletas contaram com o suporte, além dos profissionais da Selj, da Secretaria de Segurança, por meio da GCM, da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Mobilidade Urbana da Prefeitura, além da Polícia Militar.
“É a maior corrida da história da cidade, pelo número de inscritos. Devido à grande procura, as inscrições se encerraram praticamente uma semana antes da data do término. Por isso, para dar oportunidade a quem não conseguiu se inscrever, a previsão é de, no ano que vem, ampliarmos o número de inscrições para 4.500”, diz Beto Vidoski, secretário da Selj e vice-prefeito de São Caetano do Sul.
O calendário de corridas de rua na cidade vem tomando corpo nos últimos anos. Foram seis provas em 2018, sendo a corrida de Reis a única oferecida pela Prefeitura. Segundo Vidoski, em agosto deste ano será implementada no município a segunda corrida de rua pública do município, a Corrida de São Bento, gratuita aos moradores.
CORREDORA POR PAIXÃO
Representando o caráter inclusivo da Prova de Reis, pessoas com necessidades especiais brilharam na pré-largada da corrida, às 7h55. Em seguida, às 8h, cerca de 5 mil pessoas cruzaram o tapete vermelho à altura do nº 2.300 da Avenida Presidente Kennedy e percorreram 10 km pelas ruas da cidade.
A primeira colocação masculina ficou com Raphael Magalhães Moura e, a primeira feminina, com Valéria Mello Cattaruzzi. “O meu pai corria a Prova de Reis e, quando eu era criança, eu vinha assisti-lo”, diz Raphael Magalhães, vencedor em três edições. Além da influência paterna, Raphael dedica sua vitória ao treinador, Daniel Biscola, e à equipe do Sesi, que o patrocina.
Valéria Mello, primeira colocada no ranking feminino, conta que é contadora de profissão e corredora por paixão, tanto que acabou se tornando uma influenciadora digital quando o assunto é corrida de rua. E, mesmo atingindo o melhor tempo feminino, considera-se uma atleta amadora:
“Sou maratonista, já fiz [as maratonas de] Boston, Chicago, acabei de voltar de Nova York, vou para Londres. Então, provas como a de hoje acabam sendo um treino a mais. Mas, em cada corrida de rua, dedico 100% de mim”.
Em sua terceira corrida de Reis, Gisele Pereira Alves conquistou a quarta colocação no ranking feminino. “Coleto lixo o dia inteiro, então é praticamente um treino para as provas”, diz a atleta, que é coletora de material reciclável em São Caetano do Sul há cerca de um ano e meio.
RANKING
Subiram ao pódio na 42ª Prova de Reis de São Caetano do Sul:
1º – Raphael Magalhães Moura (32:28)
2º – Jonatas Leal (33:24)
3º – Cícero Vieira de Andrade (34:17)
4º – José Marcos dos Santos (34:31)
5º – Josivaldo da Costa Silva (35:03)
1º – Valéria Mello Cattaruzzi (40:58)
2º – Renata A. Leite (44:24)
3º – Sandra Maria de Oliveira (45:32)
4º – Gisele Pereira Alves (45:40)
5º – Andréia Barros de Sousa (46:01)