4 hábitos de educação financeira para 2018
Diagnosticar, sonhar, orçar e poupar: conheça as atitudes para mudar a vida financeira e conquistar sonhos
- Data: 28/12/2017 14:12
- Alterado: 28/12/2017 14:12
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Reinaldo Domingos
Crédito:
A falta de educação financeira levou quase 39,5% da população brasileira a ter contas em atraso ou estar com o nome negativado (59,9 milhões de pessoas) em novembro, segundo dados do SPC Brasil e da CNDL.
O ideal é que os brasileiros saiam dessa situação e passem a conquistar seus sonhos, sem precisar se endividar, a partir de hábitos e comportamentos que os levem a poupar e conquistar. Por isso desenvolvi a Metodologia DSOP de educação financeira.
Ela é baseada nos quatro pilares diagnosticar, sonhar, orçar e poupar, entenda cada um deles e coloque em prática neste novo ano:
1- DIAGNOSTICAR
Muitas pessoas sabem o quanto ganham, mas não têm controle sobre o quanto gastam. Esse é um dos principais fatores que levam ao descontrole financeiro e ao endividamento.
Portanto, uma vez por ano, faça um diagnóstico financeiro. Anote, por 30 dias, todos os seus gastos, separando por tipo de despesa. Assim saberá de que forma gasta seu dinheiro e onde estão os excessos.
2- SONHAR
De que vale trabalhar todos os dias, por muitos anos ao longo da vida, se não realizar seus sonhos? Viajar, comprar carro e casa são os principais desejos do brasileiro, porém não são todos que conquistam sem recorrer ao endividamento.
Faça diferente, estabeleça três sonhos (um de curto prazo, a ser realizado em até um ano, outro de longo prazo, em até dez anos, e outro de longo prazo, acima de dez anos). Eles devem ser sua principal motivação.
3- ORÇAR
O primeiro passo para tirar os sonhos do papel é saber quanto custam e em quanto tempo irá poupar para realizar. Com os números em mãos, é preciso priorizar os sonhos no orçamento mensal.
Muitas pessoas fazem Ganhos (-) Gastos = Lucro/Prejuízo. Faça diferente, Ganhos (-) Sonhos (-) Gastos. Assim você prioriza a poupança de seus sonhos frente aos gastos, readequando o padrão de vida. Observe que neste caso não sobra nem falta dinheiro.
4- POUPAR
O último pilar da Metodologia DSOP é justamente poupar porque de nada adianta traçar todo o planejamento e não reservar dinheiro mensalmente para realizar seus sonhos. Para ajudar nesse processo, crie o hábito de poupar em seu cotidiano.
Pesquise antes de fazer compras, compare preços e peça descontos. Antes de comprar, procure consertar ou trocar, além de pedir emprestado. Procure reduzir as despesas fixas, como água, energia elétrica e gás, além de pacotes como TV a cabo e internet, caso tenha excessos.