2ª Revoada de Paramotor movimentou fim de semana em Ribeirão Pires
Ação contou com participação de pilotos da cidade e de outros municípios paulistas; evento fomentou esporte de aventura e turismo local
- Data: 22/04/2024 17:04
- Alterado: 22/04/2024 17:04
- Autor: Redação
- Fonte: PMETRP
Revoada de Paramotor
Crédito:Divulgação
Ribeirão Pires sediou no último fim de semana a 2ª Revoada de Paramotor. O evento, que teve decolagem no Pico de Esportes Radicais, localizado na Vila Gomes, e aterrissagem no Parque Oriental, reuniu cerca de 60 pilotos, movimentando a agenda turística da Estância.
Apaixonados pelo esporte de Ribeirão Pires e de cidades do interior do Estado marcaram presença. Giliarde Togni e mais três amigos saíram de Vargem Grande Paulista pilotando seus paramotores para prestigiarem a Revoada. “Ribeirão Pires é conhecida entre os pilotos pela sua beleza natural e pelo incentivo ao esporte. Parabenizo a gestão pública pelo incentivo. Já é a segunda vez que participamos de eventos aqui e sempre somos bem recepcionados”, destacou o piloto, que fez o trajeto de voo entre as nuvens por uma hora e trinta minutos.
As condições climáticas do final de semana colaboraram e o céu ficou colorido com os paramotores no ar, que além de reunir os apaixonados pelo esporte, atraiu os olhares dos munícipes. Alguns turistas que foram até o Pico dos Esportes Radicais participaram de voo duplo com os pilotos profissionais. “A sensação de primeiro momento foi de muita alegria e medo. Após a decolagem, senti um enorme êxtase, pois a sensação de liberdade é muito grande, a vista do alto, o vento e o sol trouxeram uma enorme paz”, contou a munícipe Aparecida Eunice da Silva.
Além de dar oportunidade para as pessoas conhecerem Ribeirão Pires, o evento trouxe ainda o incentivo e valorização do esporte aéreo, do turismo e dos serviços. “Sabemos que é uma atividade esportiva ainda pouco difundida, porém não vamos medir esforços para que tenhamos grandes provas e possamos atrair mais turistas de esportes de aventura”, ressaltou o prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi.
A equipe de paramotor de Ribeirão Pires, incluindo o campeão brasileiro do esporte, Marcelo Simões, o Matché, foram responsáveis pela organização do evento, que contou também com o apoio da Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Juventude Esportes e Lazer (SEJEL).
O paramotor é uma aeronave leve e arrojada que nasceu de uma adaptação do parapente. No paramotor, a velocidade de vento se gera pela força do motor que se leva nas costas. Este proporciona a velocidade necessária para se levantar voo. Enquanto em um parapente se requer uma certa altura para poder voar, com o paramotor se pode decolar praticamente de qualquer lugar plano.