1º Festival Esporte e Cultura agita campus da Unoeste em Guarujá
Torneio, que reuniu estudantes de escolas públicas e privadas em três dias de competições, marcou a inauguração do ginásio poliesportivo
- Data: 09/10/2023 18:10
- Alterado: 09/10/2023 18:10
- Autor: Redação
- Fonte: Unoeste
Festival marcou a inauguração do ginásio poliesportivo do campus Guarujá.
Crédito:Divulgação/Unoeste
Com sucesso de público e intensa participação de estudantes de escolas da Baixada Santista, a Unoeste realizou a 1ª edição do Festival Esporte e Cultura, em Guarujá, entre os dias 6 e 8 de outubro. O evento também marcou a inauguração do ginásio poliesportivo do campus, que vai atender não apenas os alunos da instituição, como também a comunidade externa.
A noite de abertura contou com as participações de autoridades, reitoria, atletas e colaboradores da instituição. Na solenidade, o pró-reitor Acadêmico, Dr. José Eduardo Creste agradeceu o apoio que a universidade tem recebido na cidade ao longo dos anos.
“Desde que chegou ao Guarujá, a Unoeste foi bem recebida. Nas várias reuniões que tivemos aqui quando viemos nos apresentar, dissemos que a Unoeste é diferente, é uma instituição parceira, que quer acolher e ser um agente transformador para que possamos trazer mais desenvolvimento”.
A vice-prefeita de Guarujá, Adriana Machado, reforçou o fato de ser formada pela Unoeste e fazer parte do corpo docente. Além disso, ela destacou que a presença da universidade em Presidente Prudente mudou a história daquela cidade. “Isso foi graças à família Oliveira Lima, que acredita na educação. Tenho certeza de que o que a Unoeste representou pra Prudente, ela representará aqui em Guarujá”. Adriana ainda lembrou que a formação humanista que recebeu durante o curso de Medicina em Prudente a fez ser uma profissional melhor. “Quem me conhece sabe o quanto eu sou humana em meus atendimentos e isso eu aprendi no curso”, disse.
O secretário de Esporte e Lazer da cidade, José Roberto Leopoldino Galvão, parabenizou a universidade pelo investimento e destacou que a Prefeitura de Guarujá está de portas abertas para a Unoeste. “Recentemente, recebemos os representantes da Atlética da Medicina para reforçar a nossa parceria. Guarujá tem vocação para o esporte e Unoeste tem palavra, cumpre prazos. A cidade vai ganhar muito, principalmente, a comunidade, as crianças e os projetos sociais que permeiam a universidade”, ressaltou o secretário.
Show nas quadras
O Festival Esporte e Cultura se tornou um marco na história do campus de Guarujá. Alunos de oito escolas particulares e públicas competiram em modalidades como basquete (masculino), handebol (masculino e feminino) e futsal (masculino). Os jovens deram um verdadeiro show na quadra durante os três dias de festival. Os vencedores receberam troféus e medalhas das mãos da atleta de UFC Ariane Sorriso e do surfista Rodrigo Koxa.
Parceiro organizador do evento, Fabio Concon celebrou o sucesso da primeira edição. “Conseguir fazer um festival onde misturamos cultura com esporte é e foi algo incrível. O Guarujá e toda a Baixada Santista é muito carente de eventos esportivos para essa faixa etária. Com isso, conseguimos trazer para dentro da quadra grandes jogos e a participação das escolas. A interação, a oportunidade de conhecerem novas experiências e o envolvimento do esporte é muito importante para formação desses jovens”.
Segundo ele, o novo ginásio da Unoeste trará impactos positivos para o esporte na cidade. “Sem dúvidas, o novo ginásio é muito importante para o crescimento esportivo e para os alunos da universidade. E, não só isso, ele é um instrumento de interação com outros parceiros. Tenho certeza de que será palco de grandes projetos sociais e culturais”.
Para o coordenador do curso de Medicina da Unoeste, Dr. Ronald Pallotta, a inauguração do ginásio, bem como a realização do festival demonstra o comprometimento da universidade com a ampla formação de seus alunos. “O esporte é uma das coisas mais importantes no complemento de qualquer grau de educação. O ginásio vai promover a interação entre estudantes de diferentes cursos e abrir as portas da universidade para a comunidade”.
Além das partidas, que tiveram narração de Cid Jr, o público ainda pode conferir aulão de crossfit Red Fever, Muay Thai e dança, shows musicais e área gastronômica. Participaram do Festival Esporte e Cultura os colégios Amaury Galliera, Thereza Silveira, Marechal do Ar, Raquel de Castro, Yeda Maria, Alfa, Objetivo e Carmo.