1ª Feira Literária de Ribeirão Pires acontece nesse final de semana
FLIRP será dedicada a Oswald de Andrade, um dos principais mentores do Modernismo; Evento acontece das 9h às 21h, nas ruas do centro
- Data: 23/09/2022 16:09
- Alterado: 15/08/2023 22:08
- Autor: Redação
- Fonte: PMETRP
Tendas das editoras já estão sendo montadas na rua Felipe Sabbag
Crédito:Alexandre Henrique
Chegou a hora! O maior evento literário do Grande ABC acontece neste final de semana: dias 24 e 25 de setembro. Em dois dias de intensa programação cultural, a Feira Literária de Ribeirão Pires (FLIRP), contemplará desde a literatura em todos os gêneros, o folclore brasileiro e o hip-hop, passando pelo cordel, poesia das comunidades, contação de histórias, teatro, música, dança, artes plásticas e muito mais. O evento é gratuito e acontece na região central da cidade, em um circuito de 13.000 metros, que contempla o circuito das ruas Felipe Sabbag, Leonardo Meca, Domingo Morgado e Paço Municipal.
A primeira edição será dedicada a Oswald de Andrade, um dos principais mentores do Modernismo, que comemora o seu centenário em 2022. No final da vida, Oswald morou em Ribeirão Pires e em seu sítio (Sítio Boa Sorte), tombado como patrimônio histórico pelo município.
“É mesmo a verdadeira devoração antropofágica tão apregoada por Oswald para a consolidação da arte brasileira em todas as suas vertentes e possibilidades”, diz o curador da feira, Reynaldo Bessa, que é músico, escritor, poeta e professor, vencedor do Prêmio Jabuti 2009 – Poesia.
Editoras – mais de 40 editoras estarão presentes na FLIRP, desde as maiores, como a Companhia das Letras, Martins Fontes, Record, Editora 34, Nobel, Edições Sesc, Senac, até as menores e representativas das questões Afro, GLBTQiA+, entre outras.
Algumas das atrações da FLIRP
Ignácio de Loyola Brandão – poeta e membro da Academia Brasileira de Letras
Andréa Del Fuego – escritora e vencedora do Prêmio José Saramago
Tarsilinha do Amaral – sobrinha-neta de Tarsila do Amaral
Pascoal da Conceição – ator, o senhor Abobrinha, do Castelo Rá-Tim-Bum
Banda Samuca e a Selva
Banda Novas Esquinas (com Rodrigo Borges e Ian Guedes)
Orquestra de Violeiros de Quirinópolis – Goiás
Grupo de Dança Folclórica Boliviana
BiblioSesc – Biblioteca itinerante do SESC
Visitas à casa de Oswald de Andrade
Serão três oportunidades de conhecer o Sítio Boa Sorte, local onde viveu Oswald de Andrade, em Ribeirão Pires. No imóvel, localizado no bairro São Caetaninho, Oswald escreveu parte de sua autobiografia e o Diário Confessional, que será lançado na feira. Os passeios estão programados para 16h de sábado, dia 24, 12h e 16h do domingo, dia 25, e para concorrer basta acompanhar os debates nas mesas literárias de 1 a 15.
FLIRP
Sábado e Domingo (24 e 25)
Das 9h às 21h
Ruas Felipe Sabbag, Leonardo Meca, Domingos Morgado e Paço Municipal