13º Festival do Chocolate arrecada 126 toneladas de alimentos
Famílias atendidas por 150 entidades assistenciais e religiosas do município serão contempladas com donativos, trocados por ingressos do evento
- Data: 07/08/2019 14:08
- Alterado: 07/08/2019 14:08
- Autor: Redação
- Fonte: PMETRP
13º Festival do Chocolate de Ribeirão Pires arrecada 126 toneladas de alimentos
Crédito:Mariana Rodrigues
O prefeito de Ribeirão Pires, Adler Teixeira – Kiko, visitou nessa terça-feira, dia 6, a sede do Fundo Social do município, onde os mantimentos arrecadados com a troca de ingressos para o 13º Festival do Chocolate foram triados e estão armazenados. A entidade contabilizou 126,2 toneladas de alimentos não-perecíveis que serão destinados a mais de 150 instituições assistenciais e religiosas da cidade.
“O Festival do Chocolate é mais do que um evento cultural e gastronômico. É uma festa de caráter social, que preza pelo bem-estar de seus visitantes e que tem por objetivo estimular o desenvolvimento da economia local. Agradecemos a todos os voluntários e profissionais que se dedicaram no trabalho de troca de ingressos por mantimentos, na triagem dos donativos e agora no encaminhamento desses alimentos às famílias que mais precisam”, declarou o prefeito Kiko.
Seguindo o formato das edições anteriores, cada ingresso para o 13º Festival do Chocolate foi trocado por 1Kg de alimento não-perecível. Desde o início da troca, no dia 13 de julho, equipes do Fundo Social da cidade e voluntários das entidades assistenciais e religiosas trabalharam diariamente na separação das doações. Mais de 100 pessoas participaram da ação solidária.
“Fazer parte do Festival do Chocolate, especialmente no recebimento e encaminhamento dos donativos arrecadados com as trocas de ingressos, é muito gratificante. Os visitantes prestigiaram a cultura em nossa cidade, curtiram bons momentos com amigos e familiares e ainda contribuíram com o trabalho social realizado com tanto carinho por instituições ribeirão-pirenses”, observou a presidente do Fundo Social e primeira-dama de Ribeirão Pires, Flávia Dotto.
Ainda nesse mês, as entidades irão receber documento com a relação de alimentos a serem retirados na sede do Fundo Social – cada instituição recebe donativos de acordo com o número de famílias que atendem, de forma proporcional. As entidades que tiverem mais do que 600 toneladas para retirar receberão os alimentos nesse mês e em outubro – mantimentos com validade até 2020.
Entre os itens doados pelo público do 13º Festival do Chocolate estão arroz, feijão, macarrão, óleo, farinha, molho de tomate e leite longa-vida. Os participantes da 3ª Choco Run e da 2ª Choco Bike – atrações esportivas do 13º Festival do Chocolate – realizaram a doação de 1 item de higiene pessoal ou limpeza para a confirmação de sua inscrição nas provas, que contabilizaram mais de mil participantes.
13º Festival do Chocolate registra recorde de público nas últimas edições
Desde 2017, a Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, organizadora do Festival do Chocolate, junto da ACIARP (Associação Comercial, Industrial e Agrícola da cidade) aperfeiçoam o formado do evento, um dos maiores do tipo no Estado de São Paulo. De lá para cá, a festa bateu recorde de público e de arrecadação de alimentos.
Durante os três finais de semana do 13º Festival do Chocolate – realizado entre os dias 19 de julho e 4 de agosto – mais de 160 mil visitantes passaram pelo Complexo Ayrton Senna (30% do público compareceu à festa antes das 17h – sem obrigatoriedade de apresentação de ingresso). Em 2018, foram 111 mil pessoas no evento – aumento de 45% do público.
Além dos grandes shows, o evento contou com atrações da cidade e região – musicais e de dança – em palco situado na Tenda Multicultural. Ao todo, foram mais de 70 apresentações ao longo das três semanas de evento. No palco principal, o público curtiu as apresentações de Thiaguinho, banda Blitz, Melim, Yasmin Santos, Negritude Junior, Diogo Nogueira, Lucas Lucco, Falamansa, Iza e Dilsinho.
Estrutura completa e ambiente familiar – O 13º Festival do Chocolate contou com estrutura de acessibilidade – atendimento exclusivo para PcD – Pessoas com Deficiência, pessoas com mobilidade reduzida e idosos, com idade acima de 60 anos e gestante; além de cardápio em braile.
Também foi montada estrutura de sanitários e ambulatório, além de equipes de segurança – 170 agentes das Polícias Civil e Militar, Guarda Civil Municipal e segurança particular, além de agentes velados e 16 câmeras, interligadas com central de videomonitoramento, instalada no evento – em todos os ambientes da festa.