Corredores de ônibus em Santo André contemplam a PNMU
Aumento da frota de veículos exige nova postura das prefeituras e Carlos Grana inicia políticas para desafogar o trânsito em Santo André
- Data: 07/11/2013 10:11
- Alterado: 07/11/2013 10:11
- Autor: Alex Faria
- Fonte: Secom PSA, Portal Brasil, Pac
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“A cidade ganhará em mobilidade e fluidez com o início da operação dos corredores”, afirmou o secretário de Obras e Serviços Públicos, Paulinho Serra. O desafio chamado Mobilidade Urbana que é a possibilidade da população acessar de forma eficiente e confortável, diariamente, diferentes pontos da cidade: trabalho, serviços públicos e meio ambiente está comprometido pelo crescimento da população e pelo excesso da oferta de carros o que aumentou em mais de 400%, nos últimos 10 anos, o uso do automóvel como uma resposta eficiente para se manter a mobilidade.
Os governos federal, estadual e municipal criam macro ações visando diminuir o impacto deste crescimento e temos projetadas grandes obras para atender e resolver a longo prazo este desafio. Para a nossa região, um conjunto de medidas que prometem melhorias no transito como o Monotrilho São Bernardo do Campo/São Paulo. Santo André foi contemplada no programa PAC Mobilidade Médias Cidades, em março, para a ampliação e melhorias do corredor de ônibus Guarará.
Em dezembro, dois corredores serão instalados: Perimetral e Artur de Queiroz e General Glicério. A faixa exclusiva da Rua Arthur de Queiroz e Rua General Glicério, que passará ainda pelas ruas Queiroz dos Santos, Avenida Firestone, Siqueira Campos e Luiz Pinto Fláquer, funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h e aos sábados, das 8h às 14h, terá 3,1 quilômetros e transportará, por dia, 181 mil passageiros. A estimativa é que 148 ônibus circulem por hora nos corredores. O segundo, o chamado corredor Perimetral, funcionará no mesmo horário, terá 1,8 quilômetros e transportará 141 mil pessoas. No total, 102 ônibus circularão na faixa por hora.
Para janeiro mais dois corredores: os da Rua Carijós e Avenida Dom Pedro I. Uma faixa sentido bairro/centro fará a ligação da Avenida Brasília com a Rua Coronel Seabra e terá funcionamento diferenciado, das 6h às 10h, de segunda a sábado. O corredor terá 4.390 metros e transportará 24,5 mil passageiros ao dia. O corredor da Avenida Dom Pedro I, que passará pela Capitão Mário Toledo de Camargo, funcionará também no mesmo horário com 2,6 quilômetros transportando 42.604 passageiros por dia.
Está previsto a implantação de 13 corredores:
C-01 – Av. D. Pedro 2º e av. Industrial
C-02 – Av. Vieira de Carvalho e viaduto Castelo Branco
C-03 – Av. Príncipe de Gales e av. José Amazonas
C-04 – Av. da Paz, av. Martim Francisco e viaduto da Paz
C-05 – Av. Itamarati e viaduto Antonio Adib Chammas
C-06 – Rua Artur de Queiroz e r. General Glicério
C-07 – Rua Carijós
C-08 – Av. D. Pedro 1º
C-09 – Av. Santos Dumont e av. Giovanni Batista Pirelli
C-10 – Av. André Ramalho e viaduto Pirelli
C-11 – Perimetral
C-12 – Av. Pedro Américo, av. Valentim Magalhães
C-13 – Estrada do Pedroso