Coro de Santo André realiza concerto na Catedral Nossa Senhora do Carmo
Coro da Cidade realiza concerto em memória do maestro Flávio Florence neste domingo (23)
- Data: 19/09/2018 14:09
- Alterado: 19/09/2018 14:09
- Autor: Redação
- Fonte: Produção CSA
Crédito:Divulgação
Cerca de 70 vozes se apresentam neste domingo (23), às 16h, na Catedral Nossa Senhora do Carmo, no concerto do Coro da Cidade de Santo André em homenagem póstuma ao maestro Flávio Florence, por completar 10 anos do seu falecimento. Para integrar a cerimônia foram convidados componentes do Coro da Universidade Federal do ABC, ex-integrantes do Coral Municipal de Santo André e do Coral da Fundação Santo André, regentes e solistas amigos do ex-titular da Orquestra Sinfônica de Santo André (OSSA).
Na ocasião, os apreciadores do canto coral poderão ouvir a interpretação de peças de Mozart, Stravinsky, Fauré e outros compositores consagrados da música erudita, sob a regência dos maestros: Roberto Ondei, titular a frente do coro; Silvia Hokama, regente assistente do projeto; e o regente convidado Sérgio Assumpção, responsável pelo Coro do Colégio Visconde de Porto Seguro. No programa haverá também os solos do barítono Sebastião Teixeira, do tenor Gilmar Ayres e também o duo da soprano Marta Dalila Mauler e da mezzo soprano Cláudia Arcos, todos cantores que compõem atualmente o Coro Lírico Municipal de São Paulo.
“As músicas escolhidas fazem parte da história do Flávio com os coros, pois entre outros trabalhos, ele regeu o Coral Municipal de Santo André e o Coral da Fundação Santo André. São peças que ele gostava muito ou que fizeram parte do repertório durante seu trabalho na cidade”, explica o regente do Coro da Cidade de Santo André, Roberto Ondei.
Além da homenagem, o evento também marca o grupo andreense por ser a primeira apresentação após a oficialização do Coro como associação, formalizando juridicamente a existência do projeto, que já possui 10 anos de atividade. “Essa foi uma importante iniciativa para garantir que o coro complete muitos outros anos cantando e para dar mais abertura ao apoio das pessoas interessadas neste trabalho. Além disso, será possível expandir o número de apresentações e até pensar em ações na área de educação musical”, projetou o regente.
Em memória – O maestro Flávio Florence foi responsável por criar e dirigir a Orquestra Sinfônica de Santo André (OSSA), em 1988. Florence levou o projeto cultural andreense para festivais no interior paulista, principais teatros da cena paulistana e até mesmo para outros países como a Argentina.
“O Flávio foi uma grande inspiração que nós tivemos não só aqui na região do ABC, mas no Brasil, porque quando ele fundou a OSSA, em 88, não existiam muitas orquestras no país, ele fez um trabalho de referência. O Flávio sempre lutou muito pela cultura, se hoje em dia a gente ainda está numa construção da cultura no Grande ABC, imagina naquela época! Eu particularmente sou muito grato a ele, pois recebi muito apoio quando trouxe a proposta de reestruturação do coral municipal em 2006”, relembrou Ondei.
Flávio Florence iniciou sua formação na música na Fundação das Artes de São Caetano, como flautista e seguiu no Real Conservatório de Haia (Holanda), onde teve aulas de flauta, regência e regência coral. Ele também se formou na Unicamp, no curso de regência. Além de comandar a batuta na OSSA, Florence também lecionava no ensino superior.
No dia 21 de setembro de 2008, aos 51 anos, o maestro veio a óbito, após dois anos de luta contra um câncer no cólon.
Concerto em memória do maestro Flávio Florence
Data: 23/09/18 às 16h
Local: Catedral Nossa Senhora do Carmo – Praça do Carmo, s/n – Centro, Santo André – SP, 09010-020
Entrada Franca
Regente: Roberto Ondei
Regente Assistente: Silvia Hokama
Piano: Ariã Yamanaka
Programa:
IGOR STRAVINSKY – Pater Noster
G. B. PERGOLESI – Sancta mater, istud agas do Stabat Mater
Cláudia Arcos – Mezzo Soprano
Marta Dalila Mauler – Soprano
W. A. MOZART – Ave Verum Corpus
J. S.BACH – Agnus Dei da Missa em Si menor
Solista: Cláudia Arcos
GABRIEL FAURÉ – Agnus Dei do Réquiem em Ré menor
Regência: Sérgio Assumpção
STÖLZEL/BACH– Bist du bei mir
Solista: Marta Dalila Mauler
CAMILLE SAINT-SÄENS – Panis Angelicus
Solista: Gilmar Ayres – Tenor
CARLOS GUSTAVINO –Una de dos
Regência: Silvia Hokama
GIOACHINO ROSSINI – Il barbiere di Siviglia (trechos)
Solista: Sebastião Teixeira – Barítono
G. F. Haendel – HALLELUYAH!