Welbe Macedo propõe 5% das vagas a idosos em concursos

Welbe Macedo sugere reserva de 5% das vagas em concursos e processos seletivos para ampliar a participação de pessoas idosas no serviço público

Welbe Macedo propõe 5% das vagas a idosos em concursos

Crédito: Divulação

O vereador Welbe Macedo (PSB) apresentou uma indicação ao Executivo de São Caetano do Sul solicitando o envio de um projeto de lei que estabeleça a reserva de 5% das vagas para pessoas idosas em concursos públicos e processos seletivos simplificados realizados pela administração pública municipal.

Welbe Macedo defende reserva de vagas

Segundo o parlamentar, a proposta tem como objetivo estabelecer um percentual mínimo de oportunidades destinado à população idosa do município para a ocupação de cargos públicos municipais, seja com vínculo empregatício direto ou por meio de contratação terceirizada.

Welbe Macedo argumenta que a medida busca ampliar a participação da população idosa no mercado de trabalho e reconhecer a capacidade desse grupo de contribuir profissionalmente em diferentes áreas da administração pública.

Envelhecimento da população

O vereador destacou que a população brasileira vem envelhecendo de forma significativa e que, em São Caetano do Sul, a presença de pessoas idosas é proporcionalmente ainda maior.

“Esse cenário representa uma importante conquista social, resultado da melhoria da qualidade de vida e da ampliação de serviços que contribuem para um envelhecimento saudável”, explicou Welbe Macedo.

Combate a estereótipos sobre idosos

Welbe Macedo ressaltou ainda a persistência de estereótipos negativos que associam a pessoa idosa à dependência, fragilidade e incapacidade.

Para o parlamentar, é necessário combater essa visão e reforçar que a população idosa continua ativa e apta a contribuir com seus conhecimentos e experiências em diferentes áreas, inclusive no setor público.

“É fundamental desmistificar esse pensamento, demonstrando que a população idosa permanece ativa e apta a contribuir com seus conhecimentos em diversas áreas, inclusive no setor público”, finalizou.

  • Publicado: 26/08/2026 08:30
  • Alterado: 26/08/2026 08:30
  • Autor: Daniela Penatti
  • Fonte: CMSCS