Via Streaming – Dica da Semana: “Filho da Mãe”
O emocionante documentário sobre Paulo Gustavo em sua última turnê marca o reencontro com um artista tão importante para a história da comédia nacional
- Data: 21/12/2022 08:12
- Alterado: 22/08/2023 20:08
- Autor: Kreitlon Pereira
- Fonte: Via Streaming
Crédito:
No início de 2021, o Brasil perdeu um de seus maiores comediantes em atividade para a Covid-19 e, até hoje, o seu legado continua inspirando humoristas de todo o país. O ator em questão é Paulo Gustavo, nascido em Niterói (Rio de Janeiro), casado com o médico Thales Bretas desde 2015. Juntos, o casal tinha dois filhos pequenos. Dono de muitos talentos, Paulo Gustavo começou a ter mais notoriedade com a peça “Surto” (2004), onde a icônica personagem da Dona Hermínia apareceu pela primeira vez. Porém, foi com o espetáculo “Minha Mãe É Uma Peça”, que o comediante ganhou o prestígio que iria lhe acompanhar o resto de sua carreira.
Inspirado nas suas próprias vivências ao lado de uma mãe de personalidade muito forte, “Minha Mãe É Uma Peça” foi adaptado para os cinemas em 2015 e, rapidamente, fez muito sucesso, se tornando o filme mais assistido no Brasil no ano do seu lançamento. A morte do ator foi alvo de muita mobilização – afinal, quando Paulo morreu já se tinha descoberto uma vacina para a covid-19 e a vacinação já estava em etapa avançada em diversos países, o que gerou muita revolta por parte da sociedade civil brasileira. Para honrar sua memória e trabalhos cativantes, diversos especiais foram feitos em sua homenagem. É o caso de “Filho da Mãe”, que estreou no início de dezembro na Amazon Prime Video.
A produção original da produtora carioca A Fábrica para plataforma de streaming se aventura pelos bastidores da última peça em turnê que Paulo fez antes de morrer, onde se apresentava ao lado de sua mãe, Dona Déa. Nos palcos, os dois cantavam e brincavam juntos, mostrando a intimidade e cumplicidade que era a base do relacionamento dos dois. Além disso, o documentário conta com o depoimento de familiares e amigos – entre eles alguns nomes famosos, como Pedro Bial e Ingrid Guimarães – que conviveram com Paulo ao longo dos anos.