Via do bairro Campestre volta a ter mão dupla
Medida foi tomada pelo Departamento de Engenharia de Tráfego (DET), após análise de tráfego nos horários de pico
- Data: 01/06/2015 17:06
- Alterado: 01/06/2015 17:06
- Autor: Daniel Betega
- Fonte: Secom PSA
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A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos (SMUOSP), implantou nesta segunda-feira (1º), mão dupla na Rua Rosa de Siqueira, entre as Ruas Vitória Régia e dos Coqueiros, no bairro Campestre. A nova regulamentação foi baseada em análise do Departamento de Engenharia de Tráfego (DET), que havia alterado o sentido da via no fim de 2014.
A justificativa para a mudança é que os veículos que saem do bairro para São Caetano do Sul ou para Av. dos Estados são obrigados a executar um retorno muito grande para acessar a Rua Maria Ortiz e cruzar a Av. Dom Pedro II. Visando minimizar este trajeto, o DET retomou a mão dupla no local, estendendo-se até a Rua dos Coqueiros para melhor acesso à Av. dos Estados. Para viabilizar esta implantação, inclusive, será proibido o estacionamento no trecho dos dois lados da via durante todo o dia.
A sinalização horizontal foi executada e o ajuste da sinalização semafórica no cruzamento da Rua Rosa de Siqueira com Dom Pedro II. Equipes de fiscalização permanecerão nas áreas alteradas de forma intensa na primeira semana de implantação, com agentes circulando com motos e viaturas pelo bairro. Para mais informações, reclamações ou sugestões do serviço a ser implantado, o munícipe pode entrar em contato com o telefone da Central de Monitoramento de Trânsito – CMT, no 0800-77-03-194, com atendimento 24 horas.
Todas as melhorias realizadas são parte integrante do Pait (Programa de Ação Imediata no Trânsito), que prevê, com microintervenções de baixo custo, reduzir o tempo de deslocamento em diversas vias da cidade, eliminando antigos gargalos no tráfego. O Pait promoveu a instalação de novos semáforos e nobreaks, criação de binários de circulação, serviços de sinalização horizontal e vertical, além de instalação de lombofaixas e novas vagas de estacionamento rotativo. A implementação das ações possibilitou reduzir em pelo menos 10% o tempo de deslocamento dos motoristas, chegando a 20% em outras regiões.