Valorizando a pessoa idosa, Diadema elege Miss e Mister Terceira Idade

Depois de seis anos, cidade voltou a organizar o Concurso que acontecia anualmente até 2018

  • Data: 27/05/2024 18:05
  • Alterado: 27/05/2024 18:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de Diadema
Concurso_Miss_Mister

Concurso Municipal do Mister e Miss Terceira Idade

Crédito:Mauro Pedroso

Você está em:

Em clima de muita festa e alegria, na tarde deste domingo, 26 de maio, o Teatro Clara Nunes lotou com familiares e amigos dos participantes para a final do Concurso Municipal do Mister e Miss Terceira Idade. O sentimento geral da plateia, concorrentes e organizadores, é de que naquele palco todos os idosos participantes eram vitoriosos e mereciam os parabéns do público, independentemente de qualquer resultado apontado pelos jurados e pelo público.

O resultado do censo do IBGE apontou o crescente envelhecimento da população de Diadema e do país. Esse cenário mobiliza a Prefeitura e contribui para a retomada do Concurso, depois de seis anos. A atividade ocorre em consonância com o Plano Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Diadema (2022-2025) e tem como objetivo, desconstruir a cultura do preconceito contra a velhice e fortalecer a autoestima das pessoas idosas.

O Concurso Miss e Mister de Diadema sempre foi realizado anualmente, desde os anos 2000, mas foi interrompido no período da pandemia. A nova edição incluiu agora a categoria “Popularidade”, que mobilizou milhares de votos pela internet. Além do apoio popular dos 20 Grupos da Terceira Idade, a atividade contou com o empenho do Conselho Municipal da Pessoa Idosa e das secretarias municipais (Assistência Social e Cidadania, Esporte e Lazer e a de Cultura).

O prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior, foi duplamente representado no evento pela vice-prefeita, Patty Ferreira, e a presidenta do Fundo Social de Solidariedade, Inês Maria. A vereadora Lilian Cabrera representou a Câmara Municipal. Além delas, a mesa oficial de autoridades contou com a secretária Márcia Barral e a diretora Marta Cirera (Assistência Social e Cidadania), secretário adjunto Adilson Souza (Esporte e Lazer), diretora Silvana Moura (Cultura), Marília Berzins (Instituto OLHE), presidente Érica Prudente (Conselho Municipal da Pessoa Idosa).

Além de outras lideranças públicas e da sociedade civil, a festa reuniu integrantes e simpatizantes de diversos Grupos da Terceira Idade (CCMI, Lição de Vida, UBS Vila São José, CRAS Leste, Renascer, Reviver, Viva a Vida); grupos regionais de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Eneas Tognini (Eldorado/Inamar, Serraria/Conceição, Casa Grande/Piraporinha/Nogueira e Canhema/Campanário/Taboão/Nações); turmas do Programa Mulheres em Movimento, Caminhando Bem, Grupo 60+, Sabor da Cultura e do Centro Cultural Vladimir Herzog.

Resultado final do Concurso Miss e Mister 2024

Os novos eleitos receberam suas faixas de Miss e Mister das mãos do casal de premiados na última edição do concurso, no ano 2018: Osvaldina Cerqueira Marques (do CCMI – Centro de Convivência Municipal do Idoso) e Marco Antônio Teixeira (do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Eneas Tognini).

Veja quem são as eleitas: Solange Cristina Gomes da Silva (miss), Terezinha Costa Martins (1ª Princesa) e Neide de Almeida Flor (2ª Princesa). Já os concorrentes masculinos eleitos foram Maximiliano Shigeki Matsumora (mister), Celso Luiz da Silva (1º Príncipe) e João Avelino de Alencar (2º Príncipe).

A nova Miss Terceira Idade de Diadema, Solange Cristina Gomes da Silva, tem 61 anos, mora no Jardim das Nações e participa do Grupo do Centro Cultural Vladmir Herzog, no Campanário. “Eu amo muito viver e tenho como sonho continuar vivendo de modo bem ativo. Estou muito emocionada e agradecida pelo carinho de todos e, de modo especial, por ter sido a eleita”, discursou emocionada.

Morador da região central e integrante do Grupo Caminhando Bem, Maximiliano Shigeki Matsumura, de 81 anos, foi eleito o Mister Terceira Idade. Ele foi o mais velho dos concorrentes, mas também o mais descontraído e comunicativo durante o desfile de apresentação. “Eu tenho como meta, continuar caminhando sempre, vivendo com saúde e fazendo o que gosto. Agradeço muito por essa premiação pela qual não esperava, pois minha única intenção quando decidi participar era me divertir e ajudar a animar o evento”,

Já pela internet, o público escolheu os vencedores de uma categoria especial: Maria de Lourdes Simeão de Paula (miss popularidade), 74 anos, reside na Vila Conceição e participa do Grupo de Bem com a Vida; e Galdino Inocência dos Anjos (mister popularidade), 65 anos, morador do bairro Eldorado, onde atua no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Organização Eneas Tognini.

Antes do encerramento, no qual foram servidos comes e bebes, o cerimonial do evento agradeceu ao grupo de jurados e destacou o empenho da comissão organizadora e apoio dos parceiros: Instituto OLHE – Observatório da Longevidade Humana e Envelhecimento, Agência Planeta e outros.

Outro agradecimento especial foi à Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Casa da Música de Diadema. Com professores e alunos, a Casa homenageou as pessoas idosas levando ao evento atrações especiais como o Coral Encanto da Terceira Idade e seu Coral Feminino, além disso tudo, também montou uma brilhante apresentação musical para recepcionar e divertir o público.

Compartilhar:

  • Data: 27/05/2024 06:05
  • Alterado: 27/05/2024 06:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de Diadema









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados