Vale confirma rompimento de barragem em Brumadinho (MG)

Quase 3 anos depois do rompimento da barragem de Fundão, da Samarco, em Mariana, MG, mais um desastre ameaça o Estado, com o rompimento hoje de uma barragem da Mina do Feijão em Brumadinho

  • Data: 25/01/2019 14:01
  • Alterado: 25/01/2019 14:01
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Estadão Conteúdo e O Sul
Vale confirma rompimento de barragem em Brumadinho (MG)

Crédito:Divulgação/Corpo de Bombeiros

Você está em:

“As primeiras informações indicam que os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco. Ainda não há confirmação se há feridos no local”, disse a Vale em nota.

A mineradora informou que acionou o Corpo de Bombeiros e ativou o seu Plano de Atendimento a Emergências para Barragens. “A prioridade total da Vale, neste momento, é preservar e proteger a vida de empregados e de integrantes da comunidade”, disse em nota.

A Vale se comprometeu ainda a continuar fornecendo informações assim que forem confirmadas.

Ainda não há informações obre a dimensão do acidente. Fotos enviadas por moradores da região aos Bombeiros mostram uma grande quantidade de lama atingindo casas.

O rompimento ocorreu no início da tarde na Mina do Feijão, da Vale, em Brumadinho; Corpo de Bombeiros e Defesa Civil municipal e estadual estão mobilizados; Prefeitura emitiu alerta para que população se mantenha longe do leito do Rio Paraopeba; Por precaução, o Instituto Inhotim está retirando funcionários e visitantes do local; Ainda não informações sobre vítimas; De acordo com a Defesa Civil, os moradores que moram na parte mais baixa da cidade estão sendo retirados das casas.

Um helicóptero do Corpo de Bombeiros está sobrevoando o local. O secretário de Estado do Meio Ambiente, Germano Vieira, é também está indo para a região.

Há três anos, em Mariana (MG), barragem da mineradora Samarco se rompeu causando a maior catástrofe ambiental do país. A empresa pertence às companhias Vale e BHP Billiton. O acidente que deixou 19 mortos e dezenas de desabrigados. As investigações ainda não foram concluídas.

Compartilhar:

  • Data: 25/01/2019 02:01
  • Alterado:25/01/2019 14:01
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Estadão Conteúdo e O Sul









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados