São Caetano Educação

USCS comemora 55 anos com o anuncio da UBS Universitária e uma nova Clínica de Odontologia

Comemoração reforça a relevância de universidades municipalizadas com destaque para pesquisas e reconhecimento público, além dos anúncios da UBS e da Clínica Odontológica

  • Data: 04/08/2023 14:08
  • Alterado: 31/08/2023 22:08
  • Autor: Be Nogueira
  • Fonte: ABCdoABC
USCS comemora 55 anos com o anuncio da UBS Universitária e uma nova Clínica de Odontologia

Crédito:Foto: Be Nogueira/ABCdoABC



No dia 1º de agosto, a Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) – Campus Centro completou 55 anos de história, consolidando-se como uma instituição de ensino superior de referência na região. A USCS, como uma universidade municipalizada, oferece uma série de benefícios para seus estudantes, tendo como base uma parceria sólida entre o poder, o que possibilita a criação e fortalecimento de centros de pesquisas de ponta.

Para celebrar esta importante marca, a USCS realizou uma série de comemorações que ressaltaram seus 55 anos de contribuições para a educação e para o avanço científico. No dia 1 de agosto, uma apresentação a imprensa foi conduzida pelo reitor Leandro Prearo, para tratar dos avanços e conquistas da universidade ao longo de sua trajetória. Durante esse evento, o prefeito José Auricchio Júnior também fez anúncios de parceria para a construção de mais dois equipamentos de Saúde para atender a população de São Caetano: uma UBS Universitária e uma nova Clínica de Odontologia, ambos localizados no Campus Centro, na Escola de Saúde.

Instituições municipalizada como a USCS apresenta vantagens para os estudantes. Com o apoio e investimento da Prefeitura de São Caetano do Sul, a universidade tem centros de pesquisas desenvolvidos, centros que não apenas enriquecem o ambiente acadêmico, mas também fornecem aos alunos a oportunidade de participar de projetos de pesquisa e inovação, aproximando-os da realidade profissional antes mesmo de concluírem seus cursos.

Ainda no dia 1 de agosto, presentes na apresentação estavam as docentes e pesquisadoras da USCS, Ester Sabino e Marta Marcondes, que compartilharam os avanços e investimento da universidade em suas áreas de atuação. A Ester Sabino, com suas pesquisas relevantes no combate à COVID-19, e a Marta Marcondes, com sua atuação na coordenadora do Projeto IPH (Índice de Poluentes Híbridos).

“Inovação em si não é um valor, é só diferente do de ontem”

Finalizando o dia, uma palestra sobre inovação foi proferida pelo professor Clóvis de Barros Filho, ressaltando a importância  da busca constante por soluções inovadoras inteligentes e de valor, não apenas por um rotulo. 

“Inovação é um termo que no mundo das empresas e das instituições é muito repetido. É óbvio a inovação ela mesma é imprescindível porque o mundo em transformação acelerada apresenta problemas inéditos cobrando soluções também inéditas”, inicia Clóvis.

E complata fundamentando a verdadeira essência de inovação. ” É preciso que isso seja destacado: se você vai comprar pão sempre na mesma padaria não é por um pão inovador é pelo não pão de ontem. Sobretudo uma instituição é preciso que esteja muito claro que a inovação tem que ser feita segundo critério inteligentes e precisos, não é porque é novo que é melhor. O novo pode ser catastrófico, por tanto queremos uma inovação com valor positivo, já que a inovação em si não é um valor, é só diferente do de ontem.”

UBS Universitária e nova Clínica Odontológica no Centro de São Caetano

“A construção de uma UBS (Unidade Básica de Saúde) do Centro foi um compromisso de campanha, que estamos cumprindo. Ela será construída em parceria com a USCS e integra o programa Novo Centro, que prevê uma série de ações nesta região da cidade, como, por exemplo, a modernização da Praça Cardeal Arco Verde e da Santa Catarina, e uma nova Estação Rodoviária, dentre outras benfeitorias”, explica o prefeito Auricchio.

A UBS Universitária será construída no próprio prédio da USCS, com entrada prevista pela rua Pernambuco. Terá cinco consultórios para atendimento com médicos clínicos, ginecologistas, obstetras e pediatras, além de equipes de farmácia, Estratégia Saúde da Família, exames e aplicação de vacinas. Já a Clínica Odontológica da USCS, em fase de construção avançada, com previsão para lançamento ainda este ano, contará com 30 equipamentos e capacidade para realização de 1,2 mil consultas por mês para triagem, emergência e diagnóstico de doenças de cabeça e pescoço.

Reconhecimento e honraria

As comemorações culminaram em uma Sessão Solene realizada no dia 3 de agosto, na Câmara Municipal de São Caetano do Sul, no Auditório do Campus Barcelona da USCS. Durante esse evento, o Reitor da USCS, professor Leandro Prearo, recebeu o título de cidadão sulsancaetanense, em reconhecimento a sua dedicação e contribuição para a comunidade acadêmica e para a cidade.

A celebração dos 55 anos da USCS reafirma o compromisso da instituição em promover a formação acadêmica de excelência, estímulo à pesquisa e ao desenvolvimento da comunidade local. A parceria entre a USCS e a Prefeitura de São Caetano do Sul continua a trilhar um caminho de impacto.

Compartilhar:
1
Crédito:Foto: Be Nogueira/ABCdoABC
1
Crédito:Foto: Be Nogueira/ABCdoABC
1
Crédito:Foto: Be Nogueira/ABCdoABC
1
Crédito:Foto: Be Nogueira/ABCdoABC










Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados