UNFPA investe R$ 2,8 milhões em fornecimento de EPI para profissionais de saúde
Serão mais de 1,106 milhão de itens distribuídos nos estados de Amazonas, Roraima, Pará, Bahia e Distrito Federal para o enfrentamento da pandemia de Covid-19
- Data: 13/11/2020 19:11
- Alterado: 13/11/2020 19:11
- Autor: Redação
- Fonte: UNFPA
Crédito:Divulgação
O Fundo de População da ONU (UNFPA) realiza em novembro a entrega de mais de 1,106 milhão de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) no Distrito Federal, Amazonas, Roraima, Pará e Bahia. O investimento de mais de R $2,8 milhões visa contribuir para a segurança de profissionais da saúde no enfrentamento à pandemia da Covid-19.
Entre os itens doados estão aventais, macacão de segurança impermeável, capuz de duas peças com elástico, máscaras, protetor facial reutilizável, óculos e luvas. A ação é mais uma ação do UNFPA para contribuir com o enfrentamento à pandemia de Covid-19.
“Os Equipamentos de Proteção Individual serão doados prioritariamente para serviços de atenção primária em saúde. As Unidades de Saúde que realizam pré-natal e as maternidades estão entre os serviços prioritários. O objetivo é fortalecer a ação local e apoiar a manutenção e a oferta desses serviços, essenciais, mesmo durante a pandemia de Covid-19”, disse a representante do Fundo de População da ONU no Brasil, Astrid Bant.
Como parte do enfrentamento à pandemia da Covid-19, o Fundo de População da ONU recomenda a garantia de acesso a serviços de saúde materna e neonatal, como parto seguro, além de serviços de saúde sexual e reprodutiva. E ainda, o UNFPA observa o cuidado com o aumento da violência de gênero, e a escassez de contraceptivos, que podem levar a gravidezes não intencionais, caso não estejam disponíveis.
A utilização de EPI é outra ferramenta de prevenção e mitigação do contágio do novo Coronavírus. O Ministério da Saúde em suas recomendações de proteção aos trabalhadores da saúde reforçou a eficiência no uso de EPI para minimizar os riscos. E a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no mês de março, já previa uma alteração na forma de uso de EPI por conta do aumento da demanda de atendimentos, e sua eventual escassez.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) o uso de EPI fazem parte das medidas de controle do vírus, assim como o distanciamento social, higienização, testagem e a busca por informações confiáveis.
Sobre o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA)
O Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) é a agência de desenvolvimento internacional da ONU que trata de questões populacionais. Desde sua criação, em 1967, tem sido um ator chave nos programas de desenvolvimento populacional relacionados com os temas de saúde sexual, reprodutiva e igualdade de gênero. Presente em mais de 150 países, o UNFPA atua com o objetivo de melhorar a vida das pessoas como catalisador de ações e defensor de seus temas. O UNFPA atua no Brasil desde 1973, colaborando com o governo e diversas organizações da sociedade civil na formulação e monitoramento de políticas e programas sobre população e desenvolvimento.