Turismo de inverno em São Vicente tem gastronomia e história

Descubra os encantos de São Vicente no inverno com roteiros culturais, gastronomia tradicional e o clássico Passeio a Pé com Café

Crédito: Divulgação

Com a chegada do inverno e a consequente diminuição do movimento nas praias, o turismo de São Vicente se reformula para destacar o potencial cultural, histórico e gastronômico da região. A primeira vila do Brasil aposta em experiências acolhedoras e roteiros estruturados para atrair visitantes que buscam entretenimento além da temporada de verão.

O Centro da cidade surge como um dos eixos principais dessa programação, tendo o Boulevard Martim Afonso como ponto de partida. Considerado o maior centro comercial da Baixada Santista, o espaço reúne galerias e lojas variadas. A dinâmica local incentiva o turista a aliar as compras ao consumo em cafeterias e docerias locais, adaptadas ao clima de temperaturas mais baixas.

Tradição gastronômica no Morro dos Barbosas

Um dos principais pontos de parada no roteiro de inverno em São Vicente é a tradicional Casa das Bananadas, localizada na Avenida Newton Prado, número 49, no Morro dos Barbosas. O estabelecimento preserva receitas artesanais que atravessam gerações, utilizando a banana — um dos símbolos agrícolas e culturais da região — como base para doces e compotas.

A valorização desses patrimônios imateriais fomenta a economia criativa e consolida a identidade cultural do município diante dos viajantes.

Turismo pedagógico e rotas a pé

Para os visitantes que buscam conectar lazer e conhecimento, a prefeitura de São Vicente promove o projeto “Passeio a Pé com Café”. A iniciativa consiste em um roteiro guiado pelo Centro Histórico, monitorado por profissionais que narram os fatos marcantes da fundação da vila.

Pontos turísticos integrados ao circuito:

  • Praças e monumentos históricos centrais;
  • Parada na tradicional Biquinha de Anchieta;
  • Caminhada pela orla da Praia do Gonzaguinha;
  • Observação e contextualização da Ponte Pênsil.

O encerramento da atividade ocorre sempre em uma cafeteria parceira, onde o grupo consome cafés especiais da região. O cronograma atualizado e as inscrições para as próximas edições do projeto são disponibilizados diretamente nos canais de comunicação digital da administração municipal.

Atividades ao ar livre e ecoturismo

De acordo com a gestão pública de São Vicente, a sazonalidade do inverno não inviabiliza o turismo de aventura e o ecoturismo, que permanecem ativos devido às condições geográficas favoráveis da cidade.

Em entrevista sobre o planejamento para a estação, a secretária de Turismo, Juliana Santana, avaliou o posicionamento estratégico do município:

“O Turismo de São Vicente possui uma diversidade enorme de atrativos que, não necessariamente, dependem do verão para acontecer. Atividades e experiências como o voo livre, a canoagem, as trilhas no Parque Estadual Xixová-Japuí acontecem o ano todo, dando ao visitante um novo olhar sobre a cidade. Nesse friozinho, aproveitar a gastronomia local nos diversos restaurantes que oferecem pratos aconchegantes também é uma vivência que aquece. Ou seja, é um destino turístico excelente para as quatro estações do ano.”

  • Publicado: 25/06/2026 17:15
  • Alterado: 25/06/2026 17:15
  • Autor: Gabriel de Jesus
  • Fonte: Prefeitura de São Vicente