Tudo sobre a qualificação histórica do Girona FC na Champions League

Clube catalão jogará na principal competição da UEFA na próxima temporada, apenas três anos após disputar a LALIGA HYPERMOTION

  • Data: 23/05/2024 12:05
  • Alterado: 23/05/2024 12:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Assessoria
Tudo sobre a qualificação histórica do Girona FC na Champions League

Girona FC

Crédito:Divulgação

Você está em:

O Girona FC agora é um time da Champions League. E, para a maioria dos torcedores dos Blanquivermells, ainda não caiu a ficha de que os maiores clubes da Europa visitarão o Estadi Montilivi na próxima temporada. O clube não apenas se qualificou para a Europa pela primeira vez em seus 94 anos de história, mas o fez no mais alto nível da competição da UEFA.

Ao derrotar o FC Barcelona por 4-2 na 34ª rodada, o time de Míchel alcançou um objetivo que só foi estabelecido no meio da temporada. Mesmo quando começaram com seis vitórias e um empate nos primeiros sete jogos da temporada, o técnico insistia que o objetivo principal era evitar o rebaixamento. Apenas em janeiro ele admitiu que a classificação para a Europa também havia se tornado uma meta.

Após a confirmação da conquista, o treinador falou à mídia sobre o quanto isso significa para o clube, afirmando: “O que alcançamos este ano é incrível. É histórico. É algo maravilhoso. O projeto é ótimo. Pudemos trabalhar e crescer dia a dia. Trabalhamos de maneira calma, mas exigente, e com um elenco de jogadores que querem crescer. Foi assim que passamos da segunda divisão para a Champions League, e merecidamente. Espero que todos aproveitem.”

Os torcedores certamente aproveitaram, com 14.000 deles celebrando a vitória sobre o Barça nas arquibancadas do Estadi Montilivi e muitos outros tomando as ruas do centro da cidade para comemorar aquela que é, provavelmente, a maior noite da história do Girona FC.

Da LALIGA HYPERMOTION em 2021/22 para a Champions League em 2024/25

Como Míchel destacou em seu discurso, não faz muito tempo que este era um time da segunda divisão. Foi apenas em 2021/22 que os Blanquivermells terminaram em sexto na LALIGA HYPERMOTION sob o comando de Míchel e conseguiram a promoção através dos playoffs. Jogando um futebol ambicioso e direto, eles surpreenderam na LALIGA EA SPORTS na temporada passada, terminando em décimo, igualando a melhor posição do clube na primeira divisão.

Então, em 2023/24, o Girona FC deu um passo adiante e atingiu outro nível, terminando em terceiro na LALIGA EA SPORTS, à frente do Atlético de Madrid. A espinha dorsal do time permaneceu a mesma, com jogadores como Paulo Gazzaniga, David López, Aleix García e Yangel Herrera. Mas as novas contratações melhoraram significativamente o elenco, mesmo a um baixo custo.

Na defesa, o veterano Daley Blind chegou em uma transferência gratuita para trazer sua experiência à linha de fundo, enquanto Eric García chegou por empréstimo do FC Barcelona para adicionar outro passador habilidoso na defesa.

No meio-campo, as contratações de baixo custo de Iván Martín e Portu mostraram-se extremamente certas, pois ambos os jogadores podiam atuar em várias posições no meio e avançar no ataque, com Martín marcando cinco gols e Portu sete, incluindo dois na vitória contra o Barça.

Além disso, houve a chegada de Artem Dovbyk, possivelmente a melhor transferência de toda a LALIGA EA SPORTS no último verão, considerando o custo-benefício. O atacante ucraniano chegou a 21 gols e fez todos esquecerem a saída de Taty Castellanos, o artilheiro do time catalão na temporada passada. Com a chegada do ponta brasileiro Sávio também no último verão, marcando nove gols e dando nove assistências ao lado de Dovbyk no ataque, o recrutamento do Girona FC no verão de 2023 foi claramente especial, e o diretor esportivo Quique Cárcel merece todos os elogios.

O técnico Míchel também merece desfrutar da glória dessa obra-prima, pois não só construiu um time de sucesso, mas também um time divertido de assistir. O Girona FC está marcando 2,11 gols por jogo nesta temporada e sempre joga de maneira ofensiva. Isso não foi alcançado com um sistema rígido, já que Míchel usou muitas formações diferentes ao longo da temporada, desde um 4-1-4-1 até um 4-2-3-1 e um 3-4-3. Mesmo com o clube sofrendo muitas lesões pelo caminho, o técnico foi flexível e se adaptou, sempre encontrando soluções e alcançando resultados positivos.

Em casa, eles foram particularmente impressionantes, com 14 vitórias, dois empates e duas derrotas em seus 18 jogos até agora no Estadi Montilivi. Os fiéis torcedores do Girona FC tiveram muitos motivos para comemorar, e as maiores comemorações de todas vieram quando este modesto clube se tornou um time de Champions League pela primeira vez.

Compartilhar:

  • Data: 23/05/2024 12:05
  • Alterado:23/05/2024 12:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Assessoria









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados