Trupe da Saúde lança projeto “Pano pra manga”
Nesta primeira edição contará com a presença da Monja Coen e terá como tema “A dimensão do riso e da alegria em tempos de pandemia”
- Data: 12/08/2021 10:08
- Alterado: 12/08/2021 10:08
- Autor: Redação
- Fonte: Trupe da Saúde
Monja Coen
Crédito:Divulgação
A Trupe da Saúde, grupo de palhaçaria profissional que atua há mais de 20 anos em ambientes hospitalares de Curitiba, lança dia 20 de agosto (sexta-feira) seu mais novo projeto: o “`Pano pra manga”. A ação faz parte de uma série de bate-papos entre integrantes da Trupe e convidados especiais, que nesta primeira edição contará com a presença da Monja Coen. O episódio trará como tema “a dimensão do riso e da alegria em tempos de pandemia”, em uma espécie de sabatina à Monja Coen, em sessão on-line exibida ao vivo, às 19h30, simultaneamente pelo YouTube e Facebook do grupo.
A convidada deste primeiro encontro, também conhecida como Coen Roshi, é a monja zen-budista brasileira, autora best-seller e ativa defensora da Cultura da Paz. Em 2001 fundou a Comunidade Zen Budista Zendo Brasil, sendo considerada a missionária oficial da tradição zen-budista Soto Zenshu, com sede no Japão. Com grande alcance nas redes sociais, totalizando 2,7 milhões de seguidores no Instagram e 1,3 milhão de inscritos no canal da MOVA Filmes no YouTube, seus ensinamentos têm sido cada vez mais disseminados, inspirando a busca pela paz interior e uma vida com mais felicidade e apreciação.
O evento promovido no dia 20, busca formar um novo espaço de reflexão e aproximação entre os artistas do elenco, convidados e o público. Para Carlos Henrique (Hique Veiga), responsável pela direção artística do projeto, a ideia para esta série de conversas surgiu como uma extensão do que chama de uma prática-reflexiva na atuação da Trupe da Saúde.
“Percebemos que nosso trabalho artístico nos hospitais receberam temas e questões que nos parecem relevantes para reflexões e trocas de ideias. Há anos temos a prática da escrita, publicando semanalmente textos no blog do grupo. Também, fizemos alguns encontros em formato de bate-papo e palestras. Desta forma, o objetivo é debater temas que estão presentes em nosso cotidiano, muitos deles trazidos das vivências nas nossas atuações. Acreditamos que a palhaçaria é também uma filosofia de vida, e os insights e questões que surgem no nosso dia-a-dia também podem ressoar com a população em geral e incentivar novas formas de pensar a realidade que vivemos hoje”, relata Hique.