O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que espera se encontrar com o presidente russo, Vladimir Putin, em sua primeira viagem oficial para a Ásia. “É esperado que nos encontremos com Putin, sim”, disse Trump antes de chegar à capital do Japão. “Queremos a ajuda de Putin na Coreia do Norte e nos encontraremos com muitos líderes diferentes”.
A primeira viagem oficial para a Ásia começou neste domingo com encontro com o primeiro-ministro japonês Shinzo Abe. A viagem termina com conferências multinacionais no Vietnã e nas Filipinas, das quais Putin também deve participar.
Durante o voo para Tóquio de Honolulu, Trump disse que a pressão sobre a Coreia do Norte era sua prioridade. Ele também queria tomar medidas para reduzir os déficits comerciais dos Estados Unidos na Ásia.
Assim que aterrizou, em sua primeira viagem oficial à Ásia, Trump disse que “nenhum ditador ou regime de governo deveria subestimar os EUA”. O presidente ainda irá a outros 4 países, e deve se encontrar com Vladimir Putin. Ainda na base aérea de Yokota, a 40 km da capital Tóquio, o mandatário ressaltou a solidez da relação dos dois países. “O Japão é um aliado crucial para os EUA”.
“Queremos a ajuda de Putin na situação com a Coreia do Norte”, disse. “Pyongyang é um grande problema para os EUA e para o mundo, e queremos resolver isso”. A afirmação do presidente acontece em um momento delicado, na semana em que vieram à tona novas acusações e indícios de que membros de sua então campanha eleitoral se envolveram com agentes russos.
Trump também visitará a China, mas, antes dela, visitará a Coreia do Sul e o Japão. Na segunda-feira, Trump e Abe vão participar de uma reunião bilateral e organizar uma conferência de imprensa conjunta, antes de um jantar estadual no Akasaka Palace.