Três anos de Podpah: referência na internet, canal mira a “rua”
Estratégia do hub mira ramo de festas, alimentação e esportivo para ficar cada vez mais próximo do público
- Data: 28/09/2023 09:09
- Alterado: 28/09/2023 09:09
- Autor: Redação
- Fonte: Assessoria
Igão e Mítico
Crédito:Lucas Zetre/Divulgação
Três anos de existência para qualquer empresa pode-se dizer que ainda é o início de uma jornada. Mas para o Podpah, um dos hubs de conteúdos de maior sucesso da internet no Brasil, talvez a alcunha de empresa jovem cause estranheza devido a quantidade, a velocidade e o tamanho das mudanças ocorridas desde o dia 28 de setembro de 2020, quando o primeiro episódio do Podpah Podcast foi ao ar.
Desde então, a vida de Thiago Marques (Mítico), 33, e Igor Cavalari (Igão), 27, virou de cabeça para baixo. Já relativamente conhecidos pelo público da internet, alcançaram o sucesso quando decidiram, por iniciativa de Mítico, criar um podcast voltado para o público da periferia. O Podpah nascia e – o que poderia ser apenas mais um podcast entre milhares de uma onda que ganhou força a partir da pandemia de Covid-19 -, transformara para sempre a vida de dois garotos pobres, um de Belém e outro de Osasco, tornando-se o programa do segmento mais visto da internet no Brasil.
Nesses três anos de existência o Podpah atingiu outros patamares, sendo reconhecido como um fenômeno. Nesse período foram quase 700 entrevistas, mais de 7,3 milhões de inscritos no Youtube, mais de 2 bilhões de visualizações, transformação em hub de conteúdo com outros quatro programas na casa, diversos projetos autorais e a construção de uma marca forte para anunciantes. Agora o Podpah, que impacta mais de mais de 23 milhões de pessoas em todas suas redes sociais, começa a ultrapassar as telas de televisores e smartphones para vislumbrar projetos que cheguem também ao offline.
O primeiro projeto nesta direção foi a Loja do Podpah, lançada no início do ano com uma coleção de roupas inspirada na streetart, no cartoon e na realidade das periferias do Brasil. O canal também anunciou a Podparty, festa temática do canal com diversos artistas do rap e trap nacional que terá sua primeira edição em 13 de outubro, na Mooca, em São Paulo.
Outro movimento do Podpah para ampliar a atuação “nas ruas” foi em parceria com a hamburgueria Cabana, ação que nomeou um dos hamburgueres da rede com o nome “Rango Brabo”, programa de culinária do canal apresentado pelo humorista e influenciador Diogo Defante, sucesso nas redes.
Em 2024, o Podpah pretende ampliar ainda mais essa atuação para além das telas com o licenciamento da marca para diversos tipos de empreendimentos. O canal já conversa com empresas dos ramos alimentício, esportivo, entre outras.
“É muito maluco como tudo aconteceu e vem acontecendo nesses três anos. Em alguns momentos nem acredito que construímos tudo o que estamos construindo, uma empresa sólida, com vários funcionários. Mas essa é a realidade e estamos muito felizes com nossa trajetória. Estamos em busca de mais, de ampliar a atuação da marca Podpah para outros lugares, outros projetos. E isso nos empolga cada vez mais”, diz Igão.
“Quando começamos o Podpah não imaginávamos que iríamos chegar onde estamos hoje. Tudo aconteceu muito rápido, mas é fruto de um trabalho muito duro não só meu e do Igão, mas de todos da nossa equipe, que nos ajudam todos os dias a fazer as coisas acontecerem. Nós buscamos mais, queremos que o Podpah chegue em cada vez mais lugares, que chegue para mais pessoas, das mais diferentes formas”, complementa Mítico.
Para celebrar os três anos de canal, Igão e Mítico promovem nesta quinta-feira (28), às 19h, um episódio especial junto aos talentos da casa Diogo Defante, Thata, Jukanalha e O Corpo de Pai. Os apresentadores participarão de gincanas com prendas malucas que prometem muitas risadas para o público.
Perfil do Podpah
Criação: 28 de setembro de 2020
Números do Podpah no Youtube (até 21/09/23)
7,33 milhões seguidores no canal principal – +1 mil vídeos no total
2,47 milhões seguidores no canal de cortes – 8,3 mil vídeos
Audiência média de 60 milhões de visualizações por mês
986,5 milhões visualizações no canal principal
1,127 bilhão de visualizações no canal de cortes
Total: 2,113 bilhões de visualizações
Total de seguidores em todas as redes sociais: 23,045 milhões
Youtube: 9,8 milhões
Instagram: 6,2 milhões
TikTok: 3,7 milhões
Twitter: 1 milhão
Facebook: 1 milhão
Thread: 1 milhão
Twitch: 345 mil
Prêmios:
MTV Miaw 2021 – Melhor Podcast
Prêmio F5 (Folha de S.Paulo) 2021 – Melhor Podcast
Prêmio Contigo! 2021 – Melhor podcast de variedades
CCXP Awards – Melhor mesacast
Prêmio GQ Brasil
500 pessoas mais influentes da América Latina em 2022 e 2023 – Bloomberg Linea
Podcast mais escutado no Brasil em 2022 no Spotify e 24º no mundo
Eventos esportivos:
Final da Copa do Brasil 2021
Final Taça Libertadores 2021
Festa de premiação Campeonato Paulista 2022
Final da Champions League 2021/22
NBA House 2022 e 2023
Flórida Cup 2023 e 2023
Copa Mundo FIFA 2022 Qatar
Rio Conquest 2023
Eventos:
Desfiles das escolas de samba São Paulo e Rio
Lollapalooza 22 e 23
Festa GQ Brasil
CCXP
Criança Esperança 2022
Festa do Peão de Barretos 2022
Rock in Rio 2022
Carnaval de Salvador 2023
Produções próprias:
Podpah Podcast
Documentário Podpah
Episódios 24 horas
Arraiá do Podpah
Podpah de Verão
Rango Brabo
Quebrada F.C
Carona Podpah
Podpah Visita
Podpah Tour
Podparty