Tinder nos convida a pensar sobre as infinitas possibilidades de relacionamentos
VP de Marketing fala sobre as conquistas da marca no Brasil e nova campanha, em um evento cheio de trocas, com a presença de uma especialista em relacionamentos e do Diretor de Marketing
- Data: 16/05/2023 16:05
- Alterado: 16/05/2023 16:05
- Autor: Be Nogueira
- Fonte: ABCdoABC
Rodrigo Fontes
Crédito:Divulgação
O ABCdoABC esteve presente no evento promovido pelo Tinder, na terça-feira passada (9), que apresentou a primeira campanha mundial da plataforma, “Tudo Começa com um MatchTM”. No encontro estavam presentes o Vice-Presidente Global de Marketing, Rodrigo Fontes, o diretor de Marketing da América Latina, José Rodrigues e a Doutora em Psicologia, especialista em relacionamento, Vera Laconelli. Além de influenciadores e representantes da imprensa.
Após mais de dez anos, desde o lançamento do app líder do segmento, a campanha, lançada no dia 27 de abril, é a primeira em escala mundial, presente na Alemanha, Australia, Brasil, Espanha, Estados Unidos, França, Reino Unido e Mexico. Com o intuito de pautar as infinitas possibilidades de relacionamentos na modernidade e ressignificar o uso do app, de modo a contemplar o que de cada usuário busca.
“O que queremos com essa campanha é mostrar o mundo de possibilidades que existe quando você está usando o Tinder, e contar o que temos visto. Sair um pouco dessa coisa do casual e trazer as etapas do relacionamento, que do casual se transformou em um date de três dias, ou quando sem perceber, já tem uma escova de dente sua na casa da pessoa. Até casos de transformar o que começou no Tinder em um casamento”, ressalta, Rodrigo, VP Global de Marketing.
É necessário reconhecer a importância dos apps de relacionamento para as relações modernas. Segundo o Pew Research Center, o Brasil é o segundo pais que mais faz uso das plataformas de encontros on-line, atrás apenas dos Estados Unidos. E no período da pandemia, a busca por esse recurso na hora da paquera cresceu em média 215%.
Dados da Codashop, plataforma de transações em jogos e aplicativos, revelou que o Tinder é o terceiro app mais acessado pelos paulistas na plataforma, e que São Paulo é o estado que mais gasta com o app.
A relação das pessoas com os apps de relacionamento pode se justificar pela simplificação dos encontros, seja para as pessoas mais tímidas, que usam desse meio para conseguir encontrar pessoas sem passar pela pressão inicial. Há também quem busca por relações fora da sua bolha social. Além das possibilidades em conhecer novas amizades, ter dates despretensiosos, ou se conectar com pessoas de uma nova cidade ou pais.
O Tinder é aliado da diversidade e liberdade nas formas de se relacionar, e busca reafirmar isso em seus conteúdos, é o que diz José Rodrigues, LATAM Marketing Director do Tinder, “A sociedade já nós põe pressão o suficiente em como devemos nos relacionar. E nós enquanto marca que fala de relacionamento não podemos reforçar o estereótipo que existe, então falamos de relacionamento da forma mais diversa que existe, em todos nossos conteúdos. Para reforçar que relacionamento é da forma que você quiser, no entanto, que seja mútuo”.
Intensões dos usuários
A plataforma tem criado meios para facilitar as trocas entre as partes e aperfeiçoar a experiência. Para isso, hoje é possível colocar as suas intenções no app, entre as alternativas estão: casual; não sei ainda; amizade; relacionamento sério; relacionamento sério, mas depende; não quero relacionamento sério, mas vamos ver.
“Com 60% dos usuários utilizando a funcionalidade, hoje 31% das pessoas colocam que estão buscando por relacionamento sério, enquanto 26% ainda não sabem”, afirma Rodrigo. “E isso está se tornando uma etiqueta no app, sendo a segunda informação adicional mais usada depois do signo”.
Recursos para um match seguro
Conhecer pessoas virtualmente gera certa tensão em relação a segurança do encontro. Segundo Rodrigo, segurança faz parte de um ambiente onde as pessoas possam ser elas mesmas e possam se abrir. E comenta como o Tinder tem construído um ambiente seguro para os usuários, disponibilizando novos recursos e orientações sobre uso adequado do app.
“Nos últimos 2 anos, lançamos, aproximadamente, 15 ferramentas. Algumas são bem interessantes, como por exemplo, o modo anônimo, que serve para casos como, não querer ser visto por sua mãe, ou seu chefe. Onde o usuário só vai ser visto por quem ele der like, e o bloqueio é possível através de telefone ou e-mail. Outros dois mecanismos, funcionam durante a conversa. O primeiro é o ‘você tem certeza?’, que aparece quando identificamos alguma coisa que foi escrita e pode ser ofensiva, então surge a pergunta. E para a pessoa que está recebendo, tem a outra funcionalidade que é, ‘Isso te incomoda?’, se a pessoa decidiu mandar aquela mensagem, do ‘você tem certeza’, a outra pessoa já recebe orientações de como ela pode reportar e bloquear o indivíduo, caso queira”.
O sucesso do podcast e a escolha da Valen
O programa “Match o Papo”, no formato de podcast, tem como apresentadora a atriz Valentina Bandeira, conhecida como Valen nas redes sociais.
Com convidados relevantes, diversos e conversas que se misturam entre as experiências dos entrevistados e da própria apresentadora, dentro e fora do Tinder, a repercussão do programa tem sido muito positiva. O sucesso tem se relacionado também pela escolha da Valen, que a frente das entrevistas, se aprofunda, de forma bem humorada e descontraída, nas diversas formas de se relacionar de cada convidado.
“Todo mundo fala de relacionamento de formas completamente diferentes, porque cada relacionamento é diferente. E pensamos em fazer um podcast para falar de relacionamento e tentar desmistificar o que é, e qual a nossa visão (Tinder) sobre as relações. E começamos a pensar em uma pessoa que transmitissem o que o Tinder é, e chamamos a Valem para conversar. Logo no primeiro papo, era ela. Nossos valores e os da Valentina são muito semelhantes, e ela é uma pessoa super inteligente, consegue falar sobre tudo, mas de uma forma escrachada. E quando é para falar sério ela sabe falar sério, ela ouve muito bem e consegue trocar com as pessoas. A gente brinca que foi um MATCH certeiro”, afirma, José, responsável pelo desenvolvimento do podcast.
Importância do Brasil para a marca
Rodrigo afirma que, entre os 190 países onde o Tinder está presente, o Brasil possui os melhores números nas redes sociais, entre seguidores e engajamento.
“O Brasil é onde tentamos ousar e testar coisas, que depois exportamos para outros lugares. E o nosso canal do Tinder Brasil, no TikTok, é a rede social mais seguida do Tinder, de todas as redes sociais onde estamos. E estamos em quase 200 países, sendo 16 ativamente”.