Temer é preso pela Lava Jato
O ex-presidente Michel Temer foi preso nesta quinta-feira, 21, pela Operação Lava Jato. Ex-ministro Moreira Franco foi preso no Rio de Janeiro
- Data: 21/03/2019 11:03
- Alterado: 21/03/2019 11:03
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Estadão Conteúdo
Crédito:Cesar Itiberê/PR
Ordem de prisão é do juiz Marcelo Bretas, do Rio, com base na delação de Lúcio Funaro. Moreira Franco e Eliseu Padilha também são alvo. A operação de hoje é decorrente da Operação Radioatividade. A investigação tem como base as delações do empresário José Antunes Sobrinho, ligado à Engevix, e do corretor Lucio Funaro.
A Polícia Federal cumpre um total de oito mandados de prisão preventiva e um de custódia temporária. O coronel reformado da Polícia Militar João Batista Lima Filho também é alvo de mandado de prisão. Ex-ministro Moreira Franco acaba de ser preso no Rio de Janeiro.
O ex-presidente Michel Temer foi preso em São Paulo na manhã desta quinta-feira (21) pela força-tarefa da Lava Jato. Os agentes da Polícia Federal também tentam cumprir um mandado contra Moreira Franco, ex-ministro de Minas e Energia.
O ex-presidente Temer será conduzido para o Aeroporto de Congonhas, onde embarcará em voo e para o Rio de Janeiro. Temer fará exame de corpo de delito no IML em local reservado.
DELAÇÕES BASEARAM PRISÃO
De acordo com a Polícia Federal, Sobrinho fala em seu acordo sobre “pagamentos indevidos que somam R$ 1,1 milhão, em 2014, solicitados por João Baptista Lima Filho e pelo ministro Moreira Franco, com anuência do Excelentíssimo Senhor Presidente da República Michel Temer, no contexto do contrato da AF Consult Brasil com a Eletronuclear”.
Os valores, segundo o delator, teriam sido depositados em conta corrente em nome da empresa PDA Projeto, que tem o coronel Lima, amigo de Temer, e sua esposa, Maria Rita Fratezi, por meio de um contrato simulado com a Alumi Publicidade.
DEFESA
O advogado Eduardo Carnelós, que defende Michel Temer, afirmou que a prisão do ex-presidente ‘é uma barbaridade’.
TREND TOPICS
A prisão do ex-presidente Michel Temer na manhã desta quinta-feira, 21, rapidamente se tornou o assunto mais comentado do Twitter brasileiro e um dos mais comentados em todo o mundo.
“Temer foi preso hoje. Tem que manter isso, viu?!”, tuitou a deputada Luiza Erundina (PSOL-SP). A deputada Margarida Salomão (PT-MG) disse que há “um imenso rol de indícios contra Temer”, mas reiterou críticas recorrentes da oposição à Operação Lava Jato, responsável pela prisão do ex-presidente. “Isso, contudo, em nada muda as acusações contra a Lava Jato e sua perseguição política contra Lula e o PT”, escreveu a parlamentar.